WORKSHOP INTERNACIONAL – COMO LIDERAR E FACILITAR COMUNIDADES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM

Com ARNOLD CLAYTON E ANNE BALDISSERI

SÁBADO e DOMINGO: 08/04 e 09/04

Público-Alvo

Este workshop é direcionado a professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores escolares, gestores administrativos, formadores, ou seja, qualquer profissional da área de educação que lidere e/ou organize reuniões dentro da instituição escolar.

Ementa

Os participantes deste workshop vão vivenciar um modelo de aprendizagem extremamente efetivo para adultos, e aprenderão ferramentas para reproduzir esta poderosa experiência em seus contextos. Ao longo do curso será formada uma comunidade profissional efetiva, enquanto aprendem-se os conceitos, hábitos, ferramentas e práticas de mediação, que levem à uma prática colaborativa mais reflexiva.

Objetivo

Os participantes deste workshop vão vivenciar um modelo de aprendizagem extremamente efetiva para adultos, e aprenderão ferramentas para reproduzir esta poderosa experiência em seus contextos. Ao longo do curso, formaremos uma comunidade profissional efetiva, enquanto aprendemos os conceitos, hábitos, ferramentas e práticas de mediação, que levem à uma prática colaborativa mais reflexiva. Buscaremos responder as seguintes questões norteadoras:

  • Como a colaboração com os colegas pode melhorar a prática do educador, bem como a aprendizagem do aluno?
  • O que eu posso aprender sobre minha própria prática de ensino ao olhar de forma colaborativa para o trabalho dos colegas de trabalho e seus alunos?
  • Como posso promover uma conversa ou diálogo entre adultos que possa impactar diretamente na aprendizagem dos alunos?
  • Quais as ferramentas e práticas de mediação podem efetivamente auxiliar o desenvolvimento de grupos de trabalhos de professores?
  • Quais estratégias ajudam a fomentar a total participação e engajamento dos professores?
  • Por que usar protocolos? Como escolher o protocolo certo para uma determinada tarefa ou necessidade? Quais ferramentas e estruturas podem auxiliar um grupo a usar o tempo de maneira efetiva na realização de uma determinada tarefa?
  • Como usar ‘feedback’ de forma a promover reflexão e crescimento profissional?
  • Como apoiar o crescimento e o aperfeiçoamento profissional na minha escola?

Os participantes sairão com:

  • Conhecimento e prática usando várias estratégias para envolvimento em discussões com base em ideias contidas em diferentes tipos de textos
  • A compreensão de como dar e receber ‘feedback’ produtivo sobre a prática profissional
  • Experiência de uma variedade de técnicas para a formulação de questionamentos/perguntas eficazes
  • Prática visando o aumento da aprendizagem, utilizando-se de diversos protocolos para análise colaborativa dos trabalhos de alunos e professores, e a compreensão de quando e porquê utilizar protocolos
  • A compreensão da importância do papel de um facilitador/mediador na criação e manutenção de um grupo de trabalho colaborativo. Vivência prática de uma variedade de ferramentas para tornar-se um mediador competente.
  • Um plano prático e claro para iniciar na liderança de um grupo profissional.

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