W1. WORKSHOP: COMO LIDERAR E FACILITAR COMUNIDADES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM

Com ANNE TAFFIN D’HEURSEL BALDISSERI e MARIANA BOSCHI

Sábado: 02/09 | Das 9h às 16h | Investimento: 1 parcela de R$ 250,00 ou 2 parcelas de R$ 125,00

Esta é uma experiência de desenvolvimento profissional em que trabalharemos algumas habilidades que vão auxiliar o participante a desenvolver uma cultura escolar colaborativa, através de práticas reflexivas que promovem a colaboração entre os professores e que levam a repensar o papel de liderança do professor – tudo com o intuito de melhorar os resultados obtidos pelos alunos.
Estas técnicas colaborativas tornam pública a prática de ensino, permitem avaliar de maneira rotineira o ensino em relação à aprendizagem dos alunos e, consequentemente, adaptá-lo para atender as constantes mudanças das necessidades dos alunos de hoje. A fundamentação de todo este trabalho é o modelo de Amizade Crítica da Iniciativa para Reforma Escolar (School Reform Initiative Critical Friendhsip model), iniciado em meados da década de 1990 no Instituto Annnberg da Universidade Brown, em Rhode Island, EUA.

Objetivos

Os participantes deste workshop vão vivenciar um modelo de aprendizagem extremamente efetivo para adultos, e aprenderão ferramentas para reproduzir esta poderosa experiência em seus contextos. Ao longo do curso, formaremos uma comunidade profissional efetiva, enquanto aprendemos os conceitos, hábitos, ferramentas e práticas de mediação, que levem à uma prática colaborativa mais reflexiva.

Programação

9:00 às 09:20         Introduções

09:20 às 09:50       Teoria
Como a colaboração com os colegas pode melhorar a prática do educador, bem como a aprendizagem do aluno?

9:50 às 10:40         Prática
Quais estratégias ajudam a fomentar a total participação e engajamento dos professores?

10:40 às 11:00       Intervalo

11:00 às 12:00       Teoria
Como posso promover uma conversa ou diálogo entre adultos que possa impactar diretamente na aprendizagem dos alunos?
Quais as ferramentas e práticas de mediação podem efetivamente auxiliar o desenvolvimento de grupos de trabalhos de professores?

12:00 às 13:30       Almoço

13:30 às 15:15       Prática
Por que usar protocolos? Como escolher o protocolo certo para uma determinada tarefa ou necessidade? Quais ferramentas e estruturas podem auxiliar um grupo a usar o tempo de maneira efetiva na realização de uma determinada tarefa?

15:15 às 15:30       Intervalo

15:30 às 16:00       Encerramento

inscricao_button

Anúncios