RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS)

C7. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS)

Com Me. CRISTIANE BONETO

Ementa

Provocações e reflexões acerca da resolução de problemas (convencionais e não convencionais) e do papel das representações matemáticas; no decorrer do módulo serão apresentadas situações problemas e desafios que permitam reflexões e compreensões acerca do desenvolvimento do raciocínio, do pensamento hipotético dedutivo e do pensamento lógico matemático.

Objetivos

Apresentar e criar, juntamente com os educadores, situações problemas e desafios que estimulem o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento hipotético dedutivo e do pensamento lógico nos alunos do ensino fundamental I.

Perceber a importância da leitura, escrita, elaboração de estratégias (pessoais e convencionais) e a comunicação nas aulas de matemática.

Levar os educadores a conhecer e compreender as fases existentes no processo de resolução de problemas (consciencialização, compreensão, análise do(s) objetivo(s), desenvolvimento do plano, implementação do plano e avaliação dos procedimentos e da solução.)

Observar diferentes tipos de representação matemáticas utilizadas pelos alunos do ensino fundamental I e refletir sobre a importância destas representações e da apropriação da linguagem matemática.

Construir, juntamente com os educadores, uma “problemoteca”.

Programa

  • As situações problemas e os desafios matemáticos.
  • As fases existentes no processo de resolução de problemas e as representações matemáticas.
  • A leitura, escrita e comunicação nas aulas de matemática.
  • Criação da “problemoteca”.

3ªs feiras: 18/04, 02/05, 16/05 e 30/05 | Das 19h30 às 22h | Investimento 2 parcelas de R$ 200,00

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