Palestra – Arte Audiovisual Dentro e Fora da Sala de Aula

5ª feira: 08/03 | Das 19h30 às 22h

Inscrições gratuitas (vagas limitadas)

inscricao_button

alex moleta


Assim como vivemos a revolução da escrita e a revolução da imprensa, hoje estamos vivendo a revolução tecnológica da comunicação audiovisual. Todos os dias assistimos a dezenas de vídeos pela internet, nos celulares, câmeras fotográficas digitais, ipad’s, iphone’s, tablet’s e etc. Recebemos informações, nos entretemos, trocamos experiências, expressamos ideias e opiniões por meio de vídeos de curta-metragem. Mas até quando vamos protelar o estudo, a prática e o estímulo à produção desta poderosa linguagem no âmbito escolar? Até quando vamos apenas observar nossas crianças e jovens, já imersos nesse fluxo constante de aprendizado e compartilhamento audiovisual, a criar, recriar e produzir conteúdos audiovisuais sem um direcionamento didático/pedagógico na sala de aula?

A proposta desse encontro é despertar e propor uma reflexão sobre como transformar o aprendizado audiovisual acadêmico num processo mais lúdico, simples e direto, inspirando-se na relação que essas crianças e jovens possuem com a tecnologia e a comunicação nas redes sociais e no uso que elas já fazem dos recursos audiovisuais disponíveis ao toque dos dedos.

Temas como:

INOVAÇÃO COMPARTILHAMENTO DO SABER

PROTAGONISMO DO ALUNO e TRABALHO DE EQUIPE TROCA DE EXPERIÊNCIAS

METODOLOGIAS DE TRABALHO RENOVAÇÃO CONSTANTE DO SABER

Serão abordados numa breve apresentação para iniciar um bate-papo com o público sobre os desafios e as possibilidades que o audiovisual tem e ainda pode ter no âmbito escolar.


Alex Moletta – Cursou Artes Cênicas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Roteiro de Cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo e Dramaturgia na Escola Livre de Teatro, ambas em Santo André. Graduado em filosofia, dramaturgo, roteirista e curta-metragista, atua há mais de uma década como realizador e orientador de oficinas cinematográficas na região da Grande São Paulo. Autor de Criação de curta-metragem em vídeo digital (Summus, 2009), escreve peças teatrais, histórias em quadrinhos e roteiros de curtas e longas metragens. Atualmente, trabalha com projetos transmídia de animação e com webséries.

 

Anúncios