OF3 – EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO DO SÉCULO XXI: COMO PLANEJAR O ENSINO DE CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS. Com Julia Pinheiro Andrade

Neste semestre, Julia teve problemas profissionais que a impediram de desenvolver este curso e, por isto, será reapresentado na programação do semestre que vem.


Público Alvo: Todos os educadores interessados numa Educação para o Futuro

Ementa: O curso oferece um espaço de reflexão e co-criação de matrizes curriculares para o século XXI na perspectiva da educação para o desenvolvimento integral e da teoria da aprendizagem significativa e dialógica. Por meio de estudos comparativos, teóricos e práticos, o curso consolida uma visão sobre o que são e como desenvolver competências e habilidades a partir de cada contexto escolar, desenhando uma visão contemporânea de “conhecimento poderoso”, isto é, do conhecimento curricular que articula as áreas do conhecimento como múltiplos letramentos e direitos de cidadania (local, digital e global). Propomos experiências que integram o corpo, a cognição e a emoção desenvolvendo as competências do século XXI (como colaboração, criatividade, pensamento crítico, comunicação e metacognição) por meio de metodologias ativas (como experimentação maker, personalização, grupos interativos, design thinking e worldcafe). Para isso, o curso propõe práticas de planejamento e de investigação para a construção do conhecimento que potencializam: 1) articular vida cotidiana, contexto social e currículo; 2) práticas interdisciplinares; 3) uso de tecnologias em práticas investigativas e documentação pedagógica (sobretudo app em smartfones).

CONTEÚDOS

  • Conceitos de educação integral, interdisciplinaridade, transversalidade
  • Teoria da aprendizagem significativa e dialógica: o conhecimento enquanto investigação e invenção
  • Metodologia ativas: experimentação maker, contextualização da aprendizagem, design thinking e worldcafe
  • Fundamentos da aprendizagem criativa (MIT Media Lab): histórico, pilares, conexões com o currículo, experiências no Brasil e no exterior
  • Estratégias de registro do planejamento e da ação docente
  • Avaliação inovadora: como tornar ensino e aprendizagem visíveis para os sujeitos da educação

Julia Pinheiro Andrade – é apaixonada por educação e inovação. Diretora Pedagógica na Atina Educação, possui graduação em Geografia mestrado em Educação pela USP e especializações em Educação, Design Thinking e Neurociência. Atua com formação continuada de professores desde 2001, junto a projetos de formação continuada de professores em redes e escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo e da Bahia. Trabalha com ênfase na área de Metodologias de Ensino, Teorias de Ensino-Aprendizagem, Alfabetização Científica, Currículo e Cultura. É coautora de diversos livros sobre esses temas, sendo o mais recente o livro “Metodologias Ativas para uma educação inovadora” (2017, Grupo A), organizado por José Moran e Lilian Bacich.

julia

 

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