OF1. OFICINA: TRILHAS DE INVESTIGAÇÃO: PRÁTICAS DE CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA

Com JULIA PINHEIRO ANDRADE

4ªs feiras: 23/08, 30/08, 13/09 e 20/09 | Das 19h30 às 22h | Investimento: 2 parcelas de R$ 220,00

Ementa

O curso oferece um espaço de reflexão e co-criação de práticas educativas  de investigação e de construção do conhecimento na perspectiva da educação para o desenvolvimento integral e da teoria da aprendizagem significativa, dialógica e inventiva. Assim, propomos experiências interdisciplinares que integram o corpo, a cognição e a emoção por meio de competências no século XXI (resolução de problemas, colaboração, criatividade e multiletramentos). Para tanto, desenvolvemos práticas colaborativas em grupos por meio da abordagem do world café e do design thinking que potencializam: 1) articular vida cotidiana, contexto social e currículo; 2) práticas interdisciplinares; 3) uso de tecnologias em práticas investigativas e documentação pedagógica (sobretudo app em smartfones).

OBJETIVOS

  1. Conhecer e experimentar práticas de conhecimento investigativas e inventivas de co-criação (por meio de design thinking e de worldcafe) para planejamento e sequenciamento didático de atividades: seqüências didáticas e Projetos;
  2. Experimentar práticas com a metodologia de contextualização da aprendizagem enquanto proposta de educação integral (integração e articulação entre competências cognitivas, socioemocionais e corporais)

CONTEÚDOS

  • Conceitos de educação integral, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
  • Teoria da aprendizagem significativa e dialógica: o conhecimento enquanto investigação
  • Metodologia de Contextualização da aprendizagem, metodologias ativas e abordagens de co-criação
  • Estratégias de leitura investigativa: do texto verbal às paisagens
  • Estratégias de registro do planejamento e da ação docente

 

inscricao_button