Neurociência

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A ALFABETIZAÇÃO – Online: Plataforma Zoom
*com certificação*
Com Me. Marcelo Reis Clemente
3ªs feiras: 20/10, 27/10, 03/11, 10/11 e 17/11 – das 19h30 às 21h30
Investimento: 2 parcelas de R$ 120,00

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Os conhecimentos neurocientíficos aplicados a educação, nos mostram que nosso cérebro aprende a ler a partir de uma reciclagem dos neurônios. O hábito da leitura desperta em nosso cérebro a capacidade de perceber diferenças sutis entre os símbolos e aumenta nossa capacidade de memorizar informações. Existem estruturas neuronais que podem e devem ser estimuladas para a aquisição da leitura e  esta ação impacta no desenvolvimento das funções executivas e na aprendizagem de modo geral.

Neste curso abordaremos os seguintes temas:

  • Neurociência Cognitiva;
  • Como o cérebro aprende;
  • Evolução cerebral para a leitura
  • Reciclagem Neuronal;
  • Poda Neural;
  • Sistema de reconhecimento de objetos ;
  • Circuito da linguagem;
  • Os estágio da leitura e escrita – pictórico, fonológico, e ortográfico;
  • Funções executivas na alfabetização;
  • Consciência fonológica e análise linguística;
  • Hipossegmentação    x     Hipersegmentação;
  • Pilares da alfabetização através das evidências científicas

Marcelo Clemente – Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Brasília. Possui graduação/Licenciatura Plena em Pedagogia. É Mediador Cognitivo, licenciado pelo Feuerstein Institute – Jerusalém Israel, para aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI – Nivel I e II).
Professor universitário do Centro Universitário UNISAL, no curso de pós graduação em Neurociências aplicada à Educação, ministrando as disciplinas: Fundamentos das Neurociências, Bioética, Neurofisiologia e Neuroanatomia. Professor da disciplina Psicopatologia Clínica do curso de pós graduação em Psicopedagogia. Designer instrucional e docente de diversos cursos do iPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância.