Língua Francesa

Mensalidade: R$ 180,00
Plataforma: Zoom

Com Elaine
2ªs e 4ªs feiras – das 17h às 18h

inscricao_button


Apresentação
O curso tem uma proposta diferenciada na qual o estudante é considerado um ator social, um cidadão que, ao longo de sua existência, transita por diferentes espaços e neles interage com seus pares. Com ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades orais, de modo a poder comunicar-se com proficiência e fluência em situações diversas de seu cotidiano, a partir das suas habilidades na sua língua materna; sem excluir as competências escritas que, num primeiro momento, serão trabalhadas com o intuito de subsidiar o desenvolvimento da oralidade.
Conforme a BNCC, aprender um idioma contribui para o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da cidadania. Ainda, pode ser uma grande oportunidade de conhecerem visões de mundo e culturas diferentes das suas. Essas aprendizagens, além de alargarem seus horizontes e aumentarem seu repertório linguístico, fazem com que se engajem, no mundo, de forma mais crítica e atuante.
O objetivo do curso é proporcionar ao estudante a aquisição de um vocabulário básico, articulado às estruturas essenciais da língua francesa, a partir de palavras relacionadas à sua realidade, enriquecendo-o a cada dia e produzir um ambiente adequado para uma comunicação natural e espontânea em francês.
O curso acontecerá de forma síncrona (professora e alunos devem se conectar ao mesmo momento e interagir entre si) através da plataforma virtual que será definida.

Público-Alvo
Adultos interessados em compreender e expressar-se oralmente em francês, sem nenhum ou com pouco conhecimento do idioma.

Duração do curso A1 (Básico)
1 ano sendo duas aulas semanais com duração de 1 hora cada uma.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Eixo: Oralidade
• Interação discursiva: Construção de laços afetivos e funções e usos da língua francesa.
• Compreensão oral: Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo.
• Produção oral: Produção de textos orais, com a mediação da professora.
• Habilidades: Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua francesa.
Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a comunidade, entre outros diversos assuntos.
Solicitar esclarecimentos em língua francesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas diversos.

2. Eixo: Leitura
Estratégias de leitura: Hipóteses sobre a finalidade de um texto: Compreensão geral e específica (leitura rápida)
Práticas de leitura e construção de repertório lexical: Construção de repertório lexical e autonomia leitora.
• Habilidades: Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua francesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua francesa.

3. Eixo: Escrita
• Estratégias de escrita: pré- escrita: Planejamento do texto: organização de ideias.
• Práticas de escrita: Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação da professora.
• Habilidades: Produzir textos escritos em língua francesa sobre temas variados.

4. Eixo: Conhecimentos linguísticos
• Estudo do léxico: Construção de repertório lexical, pronúncia e gramática.
• Habilidades: Construir repertório lexical relativo a temas variados. Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua francesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

5. Eixo: Dimensão cultural
• A língua francesa no mundo (países da francofonia) e no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade.
• Tratamento formal e informal; gestos e atitudes; representações acerca da cultura, entre outros temas. Aprimorar seu conhecimento por meio de programas interculturais e viagens ao exterior.
• Habilidades: Identificar a presença da língua francesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

6. Recursos e materiais:
Utilização de livros didáticos e paradidáticos, jogos, exercícios orais e escritos, histórias, músicas, vídeos, estímulo auditivo e visual, uso de figuras e cartazes.
Essas atividades colocam o vocabulário e a gramática em contextos significativos e tornam a experiência de aprendizado divertida e centralizada nos alunos para encorajá-los a se comunicarem em francês com os colegas e com a professora.
Os pontos gramaticais serão apresentados cuidadosamente, pois são considerados essenciais para uma comunicação efetiva. Para nortear o trabalho será recomendada a adoção dos livros:
• Grammaire Progressive du Français- Maia Grégoire- Niveau débutant- CLE International
• Forum 1, Méthode de français, livre de l’ élève, Hachette. (a confirmar)

7. Critérios de avaliação e instrumentos utilizados:
Revisão e reforço são fundamentais para aprender uma língua de forma eficaz. Verificar exercícios realizados em classe, abordando as quatro habilidades linguísticas, acompanhamento do estudante como um todo, considerando a atenção, participação e o interesse na aula, sem a necessidade de realização de provas.