Ler para Estudar – Módulo 2

LER PARA ESTUDAR, ESTUDAR PARA LER: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO EM FOCO – Online: Plataforma Zoom
*com certificação*
Com Profº Dr. Rodnei Pereira e Profª Dra. Walkiria Rigolon
4ªs feiras: em breve em agosto – das 19h30 às 22h
Investimento: 1 parcela de R$ 180,00

inscricao_button

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Público-alvo – Professores dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e diretores de escola e interessados na temática.

Ementa

Os resultados das avaliações externas, nacionais e internacionais, aplicadas aos estudantes vêm apontando o baixo índice de aprendizagem. Os estudantes não estão agregando novas aprendizagens, nem tampouco aprofundando os conhecimentos adquiridos, conforme deveriam.
Intervir nesse cenário exige, dentre outras coisas, transformar as orientações e procedimentos estudos, em objetos de aprendizagem.
Nos referimos sobre a importância de se promover ações destinadas à orientação e procedimentos de estudo, como forma de ampliar o grau de autonomia dos estudantes, procurando oferecer condições necessárias para o desenvolvimento da reflexividade. Desenvolver a capacidade de estudar demanda investir no desenvolvimento intelectual dos estudantes, que é condição essencial na busca pela emancipação, haja vista, que favorece o desenvolvimento do artesanato intelectual, instigando a construção de novos conhecimentos em diferentes campos do conhecimento e esferas da vida social.
Dessa forma, tanto a escrita, quanto a leitura, são o pano de fundo para o desenvolvimento e aprofundamento de diferentes formas de estudar (Rigolon, 2013). Assim, quando se vai ler para estudar, lança-se mão de inúmeras estratégias de leitura, que são acionadas em leituras com objetivos diversos, como salienta Myriam Nemirovski:  “A prática da leitura une duas pontas de um caminho que pode transitar entre estudar para ler e ler para estudar” (apud SÃO PAULO, 2014, p. 31).
Assim, faz-se necessário oferecer destaque ao processo de formação intelectual dos estudantes por meio de orientações e procedimentos de estudo. Pois, como dizia Freire, ensinar exige rigorosidade metódica, “é exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no tratamento do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível” (1996, p. 29).
Nesta perspectiva, o hábito de estudo pressupõe, além de práticas de leituras e escritas diversificadas, boas situações de ensino e de aprendizagem que possibilitem aos estudantes se apropriarem de diferentes formas de estudo como, por exemplo: localizar informações em um texto em função dos objetivos de leitura que se tem, diferenciar as informações relevantes das periféricas e sintetizá-las, criar novos registros a partir de várias leituras realizadas durante uma pesquisa, organizar um fichamento, uma resenha, um relatório, expressar o que se compreendeu de diferentes maneiras, reorganizando as informações para compartilhá-las em debates, seminários etc. Ou seja, o ato do estudo envolve diferentes práticas de linguagem, que precisam ser desenvolvidas também como objetos de conhecimento e é aqui se instaura objetivo central da Orientação de Estudo.

Ementa sintetizada – Neste primeiro módulo o curso colocará em pauta a leitura como compromisso de todas as áreas, bem como estratégias metodológicas que auxiliem os professores a ensinarem diferentes procedimentos de estudo, como grifo, resumo, anotação de texto oral, pesquisa em fontes diversificadas, resumos, resenhas, esquemas, checagem de notícias e fontes, entre outros processos e orientações necessárias à ampliação do grau de autonomia dos estudantes dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No módulo II, o programa se concentrará nos mesmos procedimentos de estudo, todavia, voltados aos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Programa do Módulo II

1º encontro – Estudar: como se aprende?
2º encontro – Ler para estudar ou estudar para ler.
3º Encontro – Desenvolvendo procedimentos de estudo para os anos finais e Ensino Médio _ análise de atividades e planejamento de atividade envolvendo orientação de estudo.
4º encontro – Desenvolvendo procedimentos de estudo para os anos finais e Ensino Médio _ análise de atividades e planejamento de atividade envolvendo orientação de estudo.
5º encontro – Desenvolvendo procedimentos de estudo para os anos finais e Ensino Médio _ análise de atividades e planejamento de atividade envolvendo orientação de estudo e avaliação do curso.


WhatsApp Image 2020-06-22 at 14.51.58 (1)
Prof. Dr. Rodnei Pereira
WhatsApp Image 2020-06-22 at 14.51.58
Profa. Dra. Walkiria Rigolon