I SEMINÁRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Divulgação_Atualizada

Sábado
8h às 9h Welcome Coffee – Credenciamento
9h às 9h15 Abertura: Desafios e Incertezas Dra. Suzana Rodrigues Torres
9h15 às 10h45 Palestra: O Mundo em Acelerada Transformação Henrique Tichauer
10h45 às 12h45 Palestra: A Neurociência no Ensino Fundamental para aprendizagens efetivas Dra. Carla Tieppo
12h45 às 14h Almoço
14h às 16h Oficinas
1.    Oficina Maker de Aprendizagem Criativa Eduardo Azevedo e Kaio S. Barbosa
2.    Oficina Design Thinking Me. Elizabeth Fantauzzi
3.    Disciplina em sala de aula: para além das punições e recompensas Mariana Boschi
4.    Criatividade e Inovação Henrique Tichauer e Betina von Staa
5.    Currículos do Século XXI: Comparando Tendências e Frameworks Internacionais Dra. Julia Andrade
6.    Gestão Disruptiva na Educação Dr. Renato Judice
16h às 16h30 Coffee
16h30 às 18h Palestra: Transformar o Ensino Fundamental: caminhos incertos Dra. Gisela Wajskop
18h Encerramento

Investimento: R$ 220,00 (com almoço incluso)

inscricao_button

PALESTRA – O MUNDO EM ACELERADA TRANSFORMAÇÃO

tichauer

HENRIQUE TICHAUER

Executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais, (Pearson, Discovery Networks, Pfizer e Bayer), liderando a gestão de produtos e serviços. Formado em Administração, com MBA em Gestão Internacional de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Negociações pela Harvard Law School (EUA) e Educação Executiva pelo IMD (Suíça). Estudioso da mudanças e tendências e apaixonado por educação, palestrante e conferencista, possui experiência em processos de estruturação de negócios, inteligência de mercado, comunicação, estratégias comerciais e de marketing, com mix de plataformas e canais de comunicação, incluindo mídias sociais. Atualmente, sócio-fundador da EXP, empresa que desenvolveu e é proprietária do programa TransFor.Me.

PALESTRA – A NEUROCIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGENS EFETIVAS

tieppo

CARLA TIEPPO

Carla Tieppo é doutora em Neurociência e pioneira na aplicação da ciência do cérebro em palestras, cursos e consultorias para diferentes segmentos empresariais. Há 22 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde é coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência aplicada à Educação e ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano.


OFICINAS

OFICINA 1.OFICINA MAKER DE APRENDIZAGEM CRIATIVA

Na oficina teremos atividades mão na massa com um kit maker chamado Explorum, em um processo interessante que abre um mundo de possibilidades para a construção de projetos. O Explorum nasceu na cultura maker, que é hoje, reconhecida como fonte para uma nova educação.
A prática maker baseia-se nos seguintes pilares:

  • Experimentação
  • Múltiplos caminhos
  • Erro como parte do processo

eduardo azevedo

EDUARDO AZEVEDO

É co-founder e CEO do Explorum Educacional, uma startup que tem como missão dinamizar o processo educacional, para alunos e professores por intermédio de um método pedagógico baseado em projetos maker, mão na massa. Além disso foi co-fundador de outras duas startups. A Farofa Studios, uma branded content digital para crianças e o Print Me, com foco em escaneamento e impressão em miniaturas 3D É graduado em publicidade com MBA em Marketing pela FAAP e Planejamento de Comunicação pela ESPM.

kaio barbosa

KAIO BARBOSA

É técnico em eletrônica da Explorum. Trabalhou como desenvolvedor de circuitos eletrônicos para o Museu de Ciências Catavento Cultural e Educacional, Organização Social de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. É formado em Eletrônica , Automação Industrial e Eletroeletrônica pela instituição SENAI ROBERTO SIMONSEN e atualmente está cursando o 3° Ano de Engenharia Eletrônica.


OFICINA 2.DESIGN THINKING

Nesta Oficina o participante irá experimentar um pouquinho da abordagem inovadora do Design Thinking  para o desenvolvimento de projetos que nasceu no campo do design e foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana consultora em design. O termo Design Thinking relaciona-se diretamente com a ideia de pensar como um designer,  ou seja,  perceber o mundo de forma sistêmica, priorizando aspectos cognitivos, emocionais e estéticos que impactam a vida das pessoas.

A oficina será essencialmente prática, tendo como ponto de partida uma situação-problema real levantada pelo grupo, que proporcionará a experimentação da metodologia do Design Thinking pelos participantes.

fantauzzi

ELIZABETH FANTAUZZI

É mestre pelo programa de pós-graduação da UNESP Bauru em TV Digital: Informação e conhecimento. Área de pesquisa: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Mídias Interativas, Tecnologias aplicadas à Educação. Pós-graduada (Lato sensu) em Design de Multimídia e Gestão em Educação a Distância. Graduada em Comunicação Visual, Educação Artística e Pedagogia. Professora universitária, ministra aulas nos cursos (presencial e a distância) de graduação e pós-graduação em Pedagogia e Comunicação, além dos Currículos Optativos no Ensino Médio. Presta assessoria na área de Tecnologia Educacional em instituições escolares e coordena o ambiente virtual de aprendizagem de professores: aprendizagem em rede!


OFICINA 3.A DISCIPLINA PARA ALÉM DAS RECOMPENSAS E PUNIÇÕES

Sem punição, castigo ou recompensa, a Disciplina Positiva ensina habilidades de aplicação prática para ajudar os alunos a desenvolverem autodisciplina, responsabilidade, cooperação e capacidade de resolver problemas. Esta abordagem apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para ajudar os professores a lidar com a indisciplina em sala de aula. Quando usamos as ferramentas da Disciplina Positiva, o dia se torna mais harmonioso, sendo mais prazeroso ensinar as crianças na escola ou estar com elas em casa.  Nesta oficina interativa, os professores serão convidados a fazer vários exercícios que os ajudarão a “mergulhar” no mundo da criança de forma muito poderosa. Venha conhecer uma abordagem efetiva e positiva que permite uma forte conexão a criança e cria uma atmosfera que inspira entendimento profundo e melhora no desempenho acadêmico.

boschi

MARIANA BOSCHI

Pedagoga – Educadora Certificada pela Positive Discipline Association – SP, Brasil.

Formada em Pedagogia pela USP, participou do Project Zero Institute (Harvard Graduate School of Education) e do International Summer School (Reggio Emilia). Professora e coordenadora na Educação Infantil da Escola Canadense Maple Bear Indaiatuba. Criadora e Diretora Pedagógica do método de ensino de inglês para crianças ChatterBox. Consultora educacional e formadora de professores – Flag Time Consultoria Escolar.


OFICINA 4.CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Nesta oficina, vamos distinguir os conceitos de criatividade e inovação e praticar algumas metodologias para desenvolver a criatividade e praticar a inovação. Identificaremos os hábitos criativos de cada participante do grupo e suas motivações para buscar a mudança. Enfocaremos diferentes estratégias para superar o medo de errar, para levantar ideias variadas e compreender diferentes facetas de um problema antes de encontrar a solução. O programa está baseado na metodologia TransFor-Me, desenvolvida para adoção em contexto escolar.

betina

BETINA VON STAA

Consultora de inovação em contextos educacionais. Sua área de interesse é o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, que façam a diferença na educação. Doutora em Linguística Aplicada, é autora do programa de criatividade e inovação para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, TransFor-Me.  É palestrante em âmbito nacional e internacional sobre inovação na educação, é articulista da revista Inoveduc da Folha Dirigida e tem livros publicados sobre a relação entre nativos e imigrantes digitais em casa e na escola. Desde 2015 é coordenadora do CensoEAD.BR da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Foi responsável pelo estabelecimento da empresa de tecnologia educacional D2L no Brasil, por adoção de tecnologias educacionais na Positivo Informática e por formação de professores em âmbito internacional no Instituto Crescer.

tichauer

HENRIQUE TICHAUER

Executivo com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais, (Pearson, Discovery Networks, Pfizer e Bayer), liderando a gestão de produtos e serviços. Formado em Administração, com MBA em Gestão Internacional de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Negociações pela Harvard Law School (EUA) e Educação Executiva pelo IMD (Suíça). Estudioso da mudanças e tendências e apaixonado por educação, palestrante e conferencista, possui experiência em processos de estruturação de negócios, inteligência de mercado, comunicação, estratégias comerciais e de marketing, com mix de plataformas e canais de comunicação, incluindo mídias sociais. Atualmente, sócio-fundador da EXP, empresa que desenvolveu e é proprietária do programa TransFor.Me.


OFICINA 5.“CURRÍCULOS DO SÉCULO XXI: COMPARANDO TENDÊNCIAS E FRAMEWORKS INTERNACIONAIS”

A oficina propõe metodologias ativas para a compreensão e planejamento de competências e habilidades para o século XXI. Os participantes poderão viver a experiência de compor uma matriz curricular e compará-la com os principais frameworks utilizados hoje no mundo, em organizações como OCDE, UNESCO e em propostas internacionais como Australia, Estados Unidos, Canadá, Coreia, Finlândia e Cingapura.

julia pinheiro

JULIA PINHEIRO ANDRADE

Apaixonada por educação e inovação. Diretora Pedagógica na Atina Educação, possui graduação em Geografia mestrado em Educação pela USP e especializações em Educação, Design Thinking e Neurociência. Atua com formação continuada de professores desde 2001, junto a projetos de formação continuada de professores em redes e escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo e da Bahia. Trabalha com ênfase na área de Metodologias de Ensino, Teorias de Ensino-Aprendizagem, Alfabetização Científica, Currículo e Cultura. É coautora de diversos livros sobre esses temas, sendo o mais recente o livro “Metodologias Ativas para uma educação inovadora” (2017, Grupo A), organizado por José Moran e Lilian Bacich.


OFICINA 6.GESTÃO DISRUPTIVA NA EDUCAÇÃO

Esta oficina é voltada a gestores educacionais (pedagógicos ou administrativos). E tem como objetivo principal muito mais provocar, que ensinar; muito mais construir boas perguntas, que responder dúvidas; muito mais mostrar que é possível fazer diferente, que lamentar o quão difícil é fazê-lo. Se você já se arriscou por tentar inovar ou se é daqueles que nunca se deu conta que é preciso seguir outro caminho, então precisamos de você lá, para juntos passarmos a tarde construindo uma maneira de se fazer uma gestão disruptiva na educação!

renato judice

RENATO JÚDICE DE ANDRADE

Carioca de nascimento, mineiro de criação e educador de coração. É formado em Física e doutor em Educação. Diretor do Colégio Rio Branco (Unid. Higienópolis). Acredita, tal como Einstein, que é no mínimo insano pretender resultados diferentes fazendo sempre da mesma forma…


PALESTRA – TRANSFORMAR O ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS INCERTOS

gisela

GISELA WAJSKOP

Possui graduação em Ciências Sociais pela USP (1983), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) com Co-Orientação pela Université Paris XII. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, Ensino Superior, Educação infantil, Formação inicial e continuada de Docentes e pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: creches e pré-escolas, currículo da educação infantil, brincar como conteúdo de ensino, educação infantil e formação de professores em nível superior e em serviço. Passou o ano de 2014 como Visiting Scholar no OISE (ontario Institute for Studies in Education) da University of Toronto, desenvolvendo pesquisa de Pos-Doc em Formação de Professores na equipe da Professor Clare Kosnik. Atualmente foi convidada como Professor Colaborador na Pesquisa Colaborativa dirigida pela Dra Shelley Stagg Peterson (OISE/UofT): Assessing and supporting children’s oral language and writing development through play in K-3 classrooms, daycares and at home.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios