C8- Gêneros Orais

A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DOS GÊNEROS ORAIS: O USO CONTEXTUALIZADO DOS RECURSOS DA LÍNGUA ESCRITA
Com Ana Claudia Florindo Fernandes
4ªs feiras: 24/10, 0711, 1411 e 28/11
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: 2 parcelas de R$ 195,00

inscricao_button

Ementa: O curso traz a intenção de propor uma reflexão a respeito do ensino da língua oral na escola e suas contribuições para o enriquecimento da escrita. Por meio da oralidade, formada por gêneros textuais tradicionais, estruturados sobre fórmulas de memorização (alegorias, metáforas, metonímias, antíteses, aliterações, paralelismos), ouvidas nos cantos, nas preces, no trava-língua, nas trovinhas, nas parlendas, nos poemas, nas cantigas de roda, nos adivinhas, é possível (re)pensar a entrada da criança no mundo da escrita ou a passagem significativa de uma modalidade oral para uma modalidade escrita.
Desse modo, dominar as potencialidades linguísticas de tais textos oferece a oportunidade de proposição de experiências de aprendizagem e situações didáticas mais contextualizadas do ponto de vista do funcionamento e uso social da língua, bem como a exploração inovadora dos objetos de conhecimento da Língua Portuguesa para favorecer o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas à leitura e escrita.

Ana Claudia Florindo Fernandes – licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, com habilitação em Orientação Educacional, Administração e Supervisão Escolar, licenciada em Letras pela Universidade Metodista, pós-graduada, em nível Lato Sensu, em Psicopedagogia e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de Psicologia da Educação. Atualmente é orientadora do 4º ano do Ensino Fundamental I, no Colégio Santa Maria, e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos “Multiculturalismo e Educação”, na Faculdade de Educação da USP.

foto anaclaudia

Anúncios