GE5 – Módulo 2: Conversas Matemáticas – Parte 1

GE5 – MÓDULO 2 – CONVERSAS MATEMÁTICAS E MUDANÇA DE MENTALIDADE – PARTE I
Com Patrícia Cândido
3ª feiras: 19/03, 23/04,  21/05 e 18/06
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 2 parcelas de R$ 190,00 no boleto bancário ou
Matrícula R$ 100,00 + 3 parcelas de R$ 126,00 no cartão de crédito (realizado somente na  secretária do Prisma, no primeiro dia do curso).

inscricao_button

Ementa: Muitas pessoas tiveram ou têm experiências negativas com a matemática, e, por isso, acabam por não gostar desta área do conhecimento. Segundo pesquisas, o ensino da mera matemática procedimental passa aos alunos mensagens de mentalidade fixa, danosas, que resultam em um menor desempenho em sala de aula.  Neste curso, discutiremos a respeito da possibilidade de que todos podem aprender bem a matemática quando mudam sua mentalidade de fixa para em crescimento, aumentando seu potencial de aprendizagem consideravelmente.
A discussão dos temas têm como referência principal os estudos de Jo Boaler sobre uma mentalidade decrescimento. Nossa intenção é a de que os participantes possam conhecer e discutir os pressupostos que fundamentam o trabalho com a matemática com vistas à uma mentalidade de crescimento. Neste curso vivenciaremos propostas que envolvam o conceito de flexibilidade numérica e senso numérico e também o papel da memória visual para aprendizagem da matemática.

Programação:
– 
A aprendizagem da matemática e o cérebro;
– Criatividade como fundamento para a aprendizagem da matemática;
– Flexibilidade numérica  e intervenções produtivas;

Obs. A parte 2 será no segundo semestre.
O foco da parte 2 será o erro como recurso pedagógico e a avaliação para uma mentalidade de crescimento.


PATRÍCIA CÂNDIDODoutoranda e Mestre em Artes, área de Arte e Educação, ambos pelo Instituto de Arte da Unesp SP. Faz parte do grupo de pesquisa Arte e formação de educadores, do IAUnesp SP. Especialista em Docência no Ensino Superior. Bacharel e licenciada em Matemática pela PUC SP.
Professora no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Sesi SP de Educação. Atua como assessora de professores e gestores nas áreas de arte e matemática nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II em escolas da rede pública e privada de ensino.
É revisora técnica do livro Mentalidades Matemáticas da editora Penso; coautora e autora de livros pela editora Penso. Autora de livros didáticos de linguagem oral e escrita e matemática de Educação Infantil e matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Anúncios