GE4 – Módulo 1: A Matemática e seu Conjunto de Grandes Ideias

GE4 – MÓDULO 1A MATEMÁTICA E SEU CONJUNTO DE GRANDES IDEIAS: UM CAMINHO QUE PODE SER TOMADO PELAS ESCOLAS
Com Patrícia Cândido
3ªs feiras: 12/03, 16/04, 30/04, 14/05, 28/05, 11/06, 25/06 e 02/07
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 3 parcelas de R$ 286,00 no boleto bancário ou
Matrícula R$ 100,00 + 4 parcelas de R$ 215,00 no cartão de crédito (realizado somente na  secretária do Prisma, no primeiro dia do curso).

inscricao_button

Ementa: Proporcionar situações de estudo e reflexão acerca dos referenciais teóricos que fundamentam as propostas curriculares nacionais, com especial atenção para o documento da área de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Promover uma introdução a respeito do mapa conceitual (Grandes ideias) de cada uma das unidades temáticas de matemática (Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Números, Probabilidade e estatística), e sua progressão ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Vivenciar e analisar, a partir do estudo das grandes ideias e habilidades tratadas em cada componente curricular, exemplos de estratégias de trabalho em sala de aula específicas para cada série/ano do Ensino Fundamental I.
 
Programação:
* currículos oficiais, mudanças e semelhanças ao longo dos anos e sua abordagem como área do conhecimento. Construção de argumentos que justifiquem os pressupostos de um currículo de matemática na escola de Ensino Fundamental I;
* estudo a respeito das unidades temáticas Álgebra e Números, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística, as grandes ideias abordadas em cada uma, suas respectivas habilidades e exemplos de prática para sua realização e, progressão ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
* estudo a respeito das unidades temáticas Álgebra e Números, as grandes ideias abordadas em cada uma, suas respectivas habilidades e exemplos de prática para sua realização e, progressão ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
* estudo a respeito da unidade temática Grandezas e Medidas, as grandes ideias abordadas,suas respectivas habilidades e exemplos de prática para sua realização e, sua progressão ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
* estudo a respeito da unidade temática Probabilidade e estatística, as grandes ideias abordadas, suas respectivas habilidades e exemplos de prática para sua realização e, progressão ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental;

PATRÍCIA CÂNDIDO Doutoranda e Mestre em Artes, área de Arte e Educação, ambos pelo Instituto de Arte da Unesp SP. Faz parte do grupo de pesquisa Arte e formação de educadores, do IAUnesp SP. Especialista em Docência no Ensino Superior. Bacharel e licenciada em Matemática pela PUC SP. Professora no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Sesi SP de Educação. Atua como assessora de professores e gestores nas áreas de arte e matemática nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II em escolas da rede pública e privada de ensino. É revisora técnica do livro Mentalidades Matemáticas da editora Penso; coautora e autora de livros pela editora Penso. Autora de livros didáticos de linguagem oral e escrita e matemática de Educação Infantil e matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Anúncios