GE2- Filosofia, Arte e Pedagogia

CARTOGRAFIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INVENTIVA: DIÁLOGOS ENTRE ARTE, FILOSOFIA E PEDAGOGIA – MÓDULO I
Com José Cavalhero
4ªs feiras: 15/08, 29/08, 19/09, 17/10, 31/10 e 07/11
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: 4 parcelas de R$ 215,00

inscricao_button

Público Alvo: Para todos os educadores apaixonados e envolvidos na pesquisa para uma educação inventiva.

Ementa: Cartografar os percursos de nossas experiências educativas, nos traz a oportunidade para melhor entendermos como se constitui um território da educação, a formação de suas paisagens e os modos como a habitamos. A partir dessa cartografia, que só poderá ser traçada durante o curso e por quem dele participar, constituiremos um mapa composto por análises das práticas trazidas pelo próprio grupo.
Esse processo formativo a ser realizado co-participativamente, ou seja, em colaboração entre diferentes pontos de vista, nos oportunizará praticarmos a pedagogia da escuta, experienciarmos a cultura ateliê, movimentarmos o pensamento sob perspectiva da projetação e documentação, entre outros conceitos e experiências que estruturam a abordagem educativa de Reggio Emilia – Itália.
Portanto, a proposta do curso é reunir pessoas dispostas e disponíveis, independentemente do lugar que ocupam na escola, para viverem processos investigativos de suas ações escolares e agenciamentos de transformação da realidade vigente.

José Cavalhero – Artista Educador que sou, iniciei minha trajetória como professor em várias escolas públicas e particulares de São Paulo – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Transito por diferentes lugares e tempos atuando em macro e micropolíticas educacionais, desde a formação continuada de professores de rede pública e criação de currículo para escola particular, até em ateliê de artes visuais para pessoas com deficiência. Sou pesquisador da Abordagem Educativa de Reggio Emilia desde 2001 e me especializei nos cursos de coordenação pedagógica e atelierista, promovidos pela RedSolare Argentina, o que me oportuniza estabelecer encontros éticos, estéticos e políticos com a abordagem reggiana. Sou mestre em Psicologia Clínica na PUC de São Paulo e atualmente trabalho como assessor pedagógico na Educação Infantil da Escola Vera Cruz,  professor convidado da Pós graduação no Instituto Singularidades, ambos em São Paulo.

jose

Anúncios