OF1- Espaço e Tempo

ESTÉTICA E AMBIENTE – SALA DE AULA INVESTIGATIVA COMO UM DIREITO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Com Karine Ramos
3ªs feiras: 02/10, 16/10, 30/10 e 13/11
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: 2 parcelas de R$ 220,00

inscricao_button

Ementa: Conhecer é algo que envolve a escolha e o desejo em nomear poeticamente as diversas experiências vividas nos tempos e espaços, na interação com a materialidade e nos encontros com seus pares.
Construir conhecimento é um processo de escolha que envolvem as crianças a partir dos objetos que estão ao alcance, no campo visual e relacional e que provocam o desejo por compreende-lo, por aprender seus “alfabetos” e para nesta exploração transformá-los em algo que possa responder as perguntas provisórias que cada criança carrega consigo.
Assim, como inspiração e possibilidades, este curso apresentará dispositivos, móveis e propostas relacionadas com diferentes campos de experiência que uma vez eleitos pelo educador suscitam o conhecer e o “seduzir esteticamente”. Um espaço que convida, com cores, formatos, texturas e possibilidades, materiais e móveis que apoiam o conhecer, configuram e criam contextos para as investigações e o desejo de “conhecer das crianças” como um direito de aprendizagem. Por meio de oficinas práticas vivenciaremos o preparar intencionalmente a sala de aula investigativa.

 Karine Ramos – pesquisadora da abordagem há mais de 8 anos, participou do grupo de estudos em Reggio Emilia Itália 2013 e do grupo brasileiro de investigação em cooperação realizado no mesmo ano, autora do artigo “Ao investigar fomos investigadas” publicado na revista “Diálogos em rede” Redsolare Brasil 2014. Grupo de estudos Aletheia Buenos Aires 2011 e grupo de estudos 2015 Casa Amarilia – Peru 2016.

karine

Anúncios