Competências Socioemocionais

C3 – CURSO:
ELABORAÇÃO DE JOGOS PARA O TRABALHO COM COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – Online: Plataforma Zoom
Com Tatiana Pita
3ªs feiras: 06/04, 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05 e 25/05
Das 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 184,00
*com certificação*

inscricao_button
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Ementa
O século XXI chegou solicitando de nós mais do que saberes técnicos, principalmente, exigindo que tivéssemos competências ligadas as relações interpessoais, resiliência, empatia, entre outras ligada ao socioemocional. A BNCC nos convida a desenvolver em nossas crianças e jovens competências socioemocionais que completam a formação integral desta geração. Por isso, trabalhar estes aspectos torna-se emergencial no espaço escolar. Compreender as relações que devemos estabelecer diante dos imprevistos. Os jogos são excelentes estratégias para trabalharmos estas competências tão necessárias e urgentes.

Conteúdo programático

  • Entendendo o novo século: as necessidades da sociedade tecnológica
  • O que são competências socioemocionais
  • A BCCC e as competências socioemocionais
  • Empatia: trabalhando o olhar coletivo com nossos alunos
  • Resiliência: como planejar nossas ações diante dos imprevistos
  • O trabalho com jogos como estratégia para o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Metodologia
As aulas serão ministradas por meio de oficinas e diálogos sobre a temática para que os participantes vivenciem as experiências e os jogos.

Bibliografia de apoio
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base)
BONFARTE, Roseli. Habilidades Socioemocionais na Escola: Guia Prático da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo, Juruá.
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências . 10.ed. Vozes, São Paulo.
ZABALLA, Antoni. ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Artmed, Porto Alegre.


Profa. Me. Tatiana Pita – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós-graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalha como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica e supervisora em Editoras com experiência na formação de professores na rede pública e privada, treinamento de equipe comercial e produção de materiais didáticos. Proprietária da empresa Pita Assessoria Educacional.