C5. CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO
Com PATRÍCIA VIEIRA SARMENTO SILVEIRA e LUCIANA FRAZÃO
Ementa
Este curso pretende contribuir para a produção de conhecimento e desenvolvimento de projetos na área de ciências da natureza. O professor irá conhecer e refletir sobre os procedimentos para o desenvolvimento de projetos para o ensino das Ciências da natureza a partir da experimentação, investigação e sentidos. Serão apresentadas as práticas existentes na elaboração de projetos, de modo que os mesmos venham a ser utilizados como estratégia em sala de aula e ferramenta de capacitação e compreensão das questões científicas, ambientais, sociais e tecnológicas. Este módulo será desenvolvido em 7 encontros presenciais e uma saída de campo
Objetivos
- Elaborar um projeto inovador na área Ciências da natureza
- Conhecer diferentes estratégias de ensino na área de Ciências da natureza
- Conhecer diferentes instrumentos para o desenvolvimento de projetos e documentação
- Dialogar sobre os problemas da atualidade relacionados a ciências, natureza e educação nesta área.
Programa
- 1 ° ENCONTRO – PRESENCIAL
– Diálogos – conversando sobre os conceitos (educação ambiental – ciências – ciências da natureza, leis, teorias, modelos)
– Contextualização histórica, social e cultural dos conceitos abordados
– Apresentação da proposta de elaboração de um projeto na área de ciências da natureza, a partir dos temas discutidos
- 2° ENCONTRO
– Como elaborar um projeto a partir das questões da atualidade do ponto de vista ambiental e das ciências da natureza.
– Práticas de investigação científica
– Definição do tema de interesse: “O que nos movimenta? ”
- 3° ENCONTRO
– Apresentação de diferentes modelos de projetos educativos
– Por que trabalhar com projetos?
– Elaboração da estrutura geral do projeto
- 4° ENCONTRO
– Análise de diferentes projetos – identificação dos pontos em comum e distintos.
– Como as diferentes abordagens impactam no desenvolvimento dos alunos.
– O que além do conteúdo é possível aprender? – discussão de como o aluno aprende
- 5° ENCONTRO
– Diálogo sobre qual é o papel da saída de campo e das experiências no desenvolvimento dos projetos e na formação do aluno.
– Conhecimento dos Modelos de Instrumentos, Registros e Documentação de Projetos
– Estabelecimento da rubrica do projeto que será desenvolvido
– Preparação da saída de campo.
- Momento individual
– Sistematização individual dos dados coletados na saída.
- 6° ENCONTRO
– Análise e socialização da documentação dos dados
– Reflexão sobre a experiência vivida
– Retomada da estrutura do projeto
- 7° ENCONTRO
– Socialização dos Projetos
– Feedback formativo
– Encerramento
4ªs feiras: 05/04, 19/04, 03/05, 17/05, 31/05, 21/06 e mais duas datas a definir com o grupo | Das 19h30 às 22h | Investimento 4 parcelas de R$ 200,00