CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO

C5. CIÊNCIAS DA NATUREZA COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO

Com PATRÍCIA VIEIRA SARMENTO SILVEIRA e LUCIANA FRAZÃO

Ementa

Este curso pretende contribuir para a produção de conhecimento e desenvolvimento de projetos na área de ciências da natureza.  O professor irá conhecer e refletir sobre os procedimentos para o desenvolvimento de projetos para o ensino das Ciências da natureza a partir da experimentação, investigação e sentidos. Serão apresentadas as práticas existentes na elaboração de projetos, de modo que os mesmos venham a ser utilizados como estratégia em sala de aula e ferramenta de capacitação e compreensão das questões científicas, ambientais, sociais e tecnológicas. Este módulo será desenvolvido em 7 encontros presenciais e uma saída de campo

Objetivos

  • Elaborar um projeto inovador na área Ciências da natureza
  • Conhecer diferentes estratégias de ensino na área de Ciências da natureza
  • Conhecer diferentes instrumentos para o desenvolvimento de projetos e documentação
  • Dialogar sobre os problemas da atualidade relacionados a ciências, natureza e educação nesta área.

Programa

  • 1 ° ENCONTRO – PRESENCIAL 

– Diálogos – conversando sobre os conceitos (educação ambiental – ciências – ciências da natureza, leis, teorias, modelos)

– Contextualização histórica, social e cultural dos conceitos abordados

– Apresentação da proposta de elaboração de um projeto na área de ciências da natureza, a partir dos temas discutidos

  • 2° ENCONTRO 

– Como elaborar um projeto a partir das questões da atualidade do ponto de vista ambiental e das ciências da natureza.

– Práticas de investigação científica

– Definição do tema de interesse: “O que nos movimenta? ”

  • 3° ENCONTRO 

– Apresentação de diferentes modelos de projetos educativos

– Por que trabalhar com projetos?

– Elaboração da estrutura geral do projeto

  • 4° ENCONTRO 

– Análise de diferentes projetos – identificação dos pontos em comum e distintos.

– Como as diferentes abordagens impactam no desenvolvimento dos alunos.

– O que além do conteúdo é possível aprender? –  discussão de como o aluno aprende

  • 5° ENCONTRO 

– Diálogo sobre qual é o papel da saída de campo e das experiências no desenvolvimento dos projetos e na formação do aluno.

– Conhecimento dos Modelos de Instrumentos, Registros e Documentação de Projetos

– Estabelecimento da rubrica do projeto que será desenvolvido

– Preparação da saída de campo.

  • Momento individual 

– Sistematização individual dos dados coletados na saída.

  • 6° ENCONTRO 

Análise e socialização da documentação dos dados

– Reflexão sobre a experiência vivida

– Retomada da estrutura do projeto

  • 7° ENCONTRO 

– Socialização dos Projetos

– Feedback formativo

– Encerramento

4ªs feiras: 05/04, 19/04, 03/05, 17/05, 31/05, 21/06 e mais duas datas a definir com o grupo | Das 19h30 às 22h | Investimento 4 parcelas de R$ 200,00

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