C9- RELEITURA DOS TEÓRICOS: PIAGET, VYGOTSKY E WALLON FACE À NEUROCIÊNCIA. Com Regina Girão

5ªs feiras: 03/05, 10/05, 17/05, 07/06 e 14/06 | Das 19h30 às 22h
Investimento: 2 parcelas de R$225,00

inscricao_button

Público alvo: Orientadores e Coordenadores Pedagógicos, estudantes e professores.

Ementa: Durante o curso serão apresentadas as atuais descobertas das neurociências, relacionando-as com os principais conceitos dos teóricos: Piaget, Vigotsky e Wallon. Ao final de cada aula será desenvolvida uma atividade prática, relacionando a teoria com o cotidiano escolar.
Com objetivo de:

  • Construir um paralelo entre os conceitos das teorias psicogenéticas e as neurociências.
  • Os conceitos psicopedagógicos serão um trampolim para desvendar o que as neurociências entendem por inteligência e desenvolvimento.
  • Apresentar os conceitos de neurociências referentes ao processamento cognitivo, afetivo e social.

Conteúdo

  • Aula 1: Piaget “sujeito epistêmico” e conceitos de assimilação e acomodação. Tópicos de neurociência: Estudos comportamentais e de neuroimagem na formação do processamento neural do raciocínio lógico. Formação de memórias no hipocampo.
    Atividade prática: aplicação dos conceitos em sala de aula.
  • Aula 2: Piaget “estágios do desenvolvimento humano” –  Período Sensório-motor ao Período das operações formais.
    Tópicos de neurociência: maturação neural (neurogênese, milenização, poda neural e períodos críticos). Organização do cérebro de neonatos e bebês: redes neurais inatas (conceitos de número, fenômenos físicos, gramática). Maturação das funções executivas (categorização, planejamento, controle inibitório e emocional).
    Atividade prática: aplicação dos conceitos em sala de aula.
  • Aula 3: Vygotsky –  Aprendizagem mediada
    Tópicos de neurociência: modulação cultural das redes neurais, plasticidade cerebral; relação da linguagem na formação de conceitos.
    Atividade prática: aplicação dos conceitos em sala de aula.
  • Aula 4: Vigotsky – zona de desenvolvimento proximal.
    Tópicos de neurociência: teoria dos sistemas dinâmicos. Neurofeedback com interfaces terapêuticas cérebro-computador. Função executiva: fluência, atenção, estruturação cognitiva.
    Atividade prática: aplicação dos conceitos em sala de aula.
  • Aula 5: Wallon afetividade.
    Tópicos de neurociência: motivação e fatores emocionais na aprendizagem.
    Atividade prática: aplicação dos conceitos em sala de aula.

Regina Girão – Formação acadêmica – Biologia (USP) e Pedagogia – Extensão para Coordenação (UNIBAN). Pós-Graduação Latu-Sensu – Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC). Monografia: “O lúdico e as múltiplas linguagens na construção de conceitos: uma reflexão psicopedagógica na disciplina de biologia do ensino médio“. (Orientação: Dra. Eloísa Fagali). Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie). Mais de 20 anos lecionando para os alunos do Ensino Médio e Fundamental. 5 anos ministrando aulas nos cursos de Pós-Especialização: Neurociência aplicada a Educação, Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior, na FMU. Workshops de Psicopedagogia para Educadores, nas instituições: Creche Jardim Nazaré, Colégio Santa Maria, Núcleo Psicopedagógico Integração. Palestras de Neuroeducação: Colégio Santa Marcelina, Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, Universidade São Caetano do Sul. Palestra sobre “O Bullyng na perspectiva da Neurociência”, apresentada na Semana da Psicologia do Mackenzie.

regina

Anúncios