C8- COMPETÊNCIAS SÓCIOEMOCIONAIS: COMO A ESCOLA PODE AJUDAR A DESENVOLVÊ-LAS? Com Luciana Blumenthal

3ªs feiras: 15/05, 29/05, 12/06 e 26/06 | Das 19h30 às 22h
Investimento: 2 parcelas de R$ 195,00

inscricao_button

 

Público-alvo: professores e coordenadores de escolas

Ementa o mundo em que vivemos exige a participação de cidadãos críticos, reflexivos, que saibam compreender e lidar com as próprias emoções e as do outro, estabelecendo parcerias cooperativas e produtivas. É essencial também, que estes sejam capazes de lidar com a complexidade, como o novo, tendo confiança para propor novas soluções.

Mas será que o modelo de escola tradicional está preparado para dar às estas crianças e jovens as ferramentas necessárias para que venham a se formar aptos a enfrentar estes e outros desafios?

É necessário que as escolas e famílias possam compreender seu papel formador, visando desenvolver as habilidades necessárias para isto. Muitas competências socioemocionais podem e devem ser trabalhadas nas escolas e o poder transformador deste novo olhar poderá ser visto dentro e fora do ambiente escolar. É vital que o professor aguce sua percepção e crie novas estratégias para que possa ajudar seu aluno a desenvolver  nova forma de ver o que é se interessar, pesquisar, aprender, crescer, trocar e criar.

 

Conteúdo

  • 1º encontro: Competências sócioemocionais, sua importância para o sucesso na escola e na vida
  • 2º encontro: A empatia, a interação social e as habilidades para o trabalho em equipe: Qual sua importância? Quais as melhores estratégias para desenvolvê-las?
  • 3º encontro: O envolvimento, o afeto e a capacidade de compreender as próprias emoções: Porque são vitais? Como desenvolvê-los para tornar a aprendizagem mais efetiva?
  • 4º encontro: A confiança, a coragem e a criatividade: Sua necessidade na vida e na escola. Como ajudar a desenvolvê-las?

 

Luciana Blumenthal é psicóloga, formada pela PUC-SP, com especialização em Psicoterapia de Orientação Junguiana, coligada à técnicas corporais pelo Instituto Sedes Sapientiae. Como Psicóloga Clínica, na Elipse – Clinica Multidisciplinar, atende crianças, adolescentes, adultos e famílias, realizando psicodiagnóstico e psicoterapia, orientação a pais e escolas, além de orientação vocacional/ profissional de jovens e adultos. O trabalho em equipes multidisciplinares há mais de quinze anos, propicia um enriquecedor contato com psicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropsicólogos e psiquiatras. Ministra cursos e palestras, individualmente e acompanhada da equipe. Participa da formação em Psicoterapia de Casal e Família na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica-SBPA.

lucianablumenthal

 

Anúncios