C8 – ERRO NA MATEMÁTICA

C8 – CURSO
O erro na matemática: vilão ou rota de acesso?
Do entrecruzamento teórico com as produções e processos do aluno, esta proposta traz a perspectiva do erro como possibilidade de processos construtivos dos alunos.
Com PATRÍCIA TEREZINHA CÂNDIDO
TERÇAS-FEIRAS: 22/10 e 12/11
Das 19h30 às 22h
Investimento: 1 parcela de R$ 250,00

inscricao_button
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
O pagamento poderá ser realizado através de boleto bancário ou via cartão de crédito pelo PagSeguro (para ambas as formas de pagamento, é necessário realizar o cadastro clicando no botão de inscrição)

EMENTA: Ensinar matemática para uma mentalidade de crescimento significa entre outras coisas, assumirmos o imenso poder e valor dos erros. Segundo a pesquisadora Jo Boaler, pesquisas garantem que as melhores aulas de matemática são aquelas que conseguem engajar os alunos em atividades que focam a compreensão do problema e sua resolução, em vez da memorização pela repetição ou da desistência por pensar que é incompetente para esse aprendizado. 
Nesse curso, veremos como pais e professores podem mudar a mentalidade dos alunos e alunas, mostrando a eles que o erro existe para que continuem tentando e façam diferente, façam melhor, investiguem seus processos por meio de propostas de resolução de diferentes tipos de problemas e conversas que desvelem os processos de resolução trazidos por cada um como repertório para a sala de aula.


PATRÍCIA CÂNDIDO – Doutora e Mestre em Artes, área de Arte e Educação, ambos pelo Instituto de Arte da Unesp. Bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do grupo de pesquisa Arte e formação de educadores, no Instituto de Arte da Unesp SP. Participa como membro no Programa de Formação de Formadores da Rede profissional do Programa de Especialização Docente (Ped Brasil 2019). Formação em Grupo de estudos da América Latina para Reggio Emilia, Centro Loris Malaguzzi, Reggio Emilia – Itália.  Atuou como professora do curso de pós–graduação Fundamentos do ensino da matemática e do curso de pós–graduação Desafios da Educação Infantil, ambos pela Universidade de Franca (Unifran). Também atuou nos cursos de pós-graduação A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e) e como professora no curso de Licenciatura em Matemática, ambos na Faculdade Sesi SP de Educação (FASESP). Atua como assessora de professores e gestores nas áreas de arte e matemática no segmento da Educação Infantil e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública e privada de ensino. Coordena equipe de formação de formadores de professores e gestores para implantação de projeto de formação de equipe multidisciplinar de formadores em redes públicas de ensino. Revisora técnica do livro Mentalidades Matemáticas da autora Jo Boaler, editora Penso; coautora do livro Depoimentos: Parceiros e Mathema na formação continuada de professores, edições Mathema e do livro Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática, editora Penso. Autora dos três volumes da coleção Matemática de 0 a 6: Brincadeiras infantis nas aulas de matemática, Resolução de problemas, Figuras e formas e do volume Jogos de matemática de 1o. ao 5o. ano da coleção Cadernos do Mathema, ambos publicados pela editora Penso. Autora do livro Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil, pela editora USP e do livro Matemática e literatura infantil, pela editora Le. Autora de livros didáticos de linguagem oral e escrita e matemática de Educação Infantil e matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Anúncios