C7- APRENDER ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1, EIS A QUESTÃO. Com Marina Gozzi

4ªs feiras: 14/03, 11/04, 25/04, 09/05, 23/05, 06/06, 13/06 e 20/06 | Das 19h30 às 22h
Investimento: 4 parcelas de R$ 195,00

inscricao_button

Público alvo: Coordenadores Pedagógicos, estudantes de Pedagogia e professores do Ensino Fundamental I.

Este curso teórico prático está organizado em duas partes: ortografia e pontuação. A saber:
Ementa parte 1 – Ortografia: A ortografia é uma convenção social que foi criada no intuito de garantir a comunicação escrita. Sem dúvida, ela tem uma grande importância na escrita convencional das palavras, mas como será que os alunos, no início da escolaridade, se apropriam desta competência linguística? Como o trabalho com ortografia precisa ser abordado nas turmas iniciais da escolaridade?
Neste curso, iremos discutir sobre as práticas docentes que facilitam o trabalho com a ortografia, sobre as regularidades e irregularidades ortográficas e como deve ser o trabalho com esta importante aquisição que precisa ser realizada de forma gradual, sistemática e, principalmente, garantindo a reflexão sobre a língua que se escreve.

Conteúdo:

  • Socialização das dificuldades e as expectativas em relação ao trabalho com ortografia no Ensino Fundamental I;
  • Discussão sobre as regularidades e irregularidades da ortografia;
  • Análise de produções infantis e de situações didáticas com o trabalho da ortografia;
  • Leitura e estudo de textos teóricos e tematização da prática.
  • Elaboração de propostas de atividades para o trabalho com ortografia no Ensino Fundamental I.

Ementa: Parte 2 – Pontuação: A pontuação é parte integrante da língua escrita e sua aprendizagem significa uma importante construção cognitiva que favorece as práticas do ler, escrever e interpretar. Fazer uso de marcas pontuacionais em um texto pressupõe uma certa consciência linguística na composição discursiva e na organização textual. Entretanto, se por um lado temos a certeza de que uma das tarefas da escola é ensinar a escrever gerando consciência no uso de recursos linguísticos; por outro, temos a convicção de que o trabalho com uso das marcas pontuacionais é um dos grandes desafios tanto para o ensino quanto para a aprendizagem no Ensino Fundamental I.
Neste curso, iremos refletir sobre as concepções e práticas de ensino mais utilizadas no ensino da pontuação, além de analisar o uso deste recurso linguístico em produções infantis e elaborar propostas que conversem com as discussões fomentadas no decorrer dos módulos do curso.

Conteúdo

  • Socialização das dificuldades em relação ao trabalho com pontuação no Ensino Fundamental I;
  • Contextualização do ensino da pontuação no mundo ocidental: a história da escrita/leitura e as concepções que embasam o ensino/aprendizagem da pontuação;
  • Análise de produções infantis;
  • Leitura e estudo de textos teóricos e tematização da prática.
  • Elaboração de propostas de atividades para o trabalho com pontuação no Ensino Fundamental I.

Marina Bulbow Gozzi – é pedagoga e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalha na formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

marina

Anúncios