C2 – RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

C2 – CURSO
Relação escola-família: Reflexões e Contribuições da Psicanálise
Famílias buscam na escola suporte para aflições que transbordam o seu entendimento de mundo. Famílias e alunos demandam ajuda, pedem socorro, às vezes, por vias indiretas. A escola está sendo solicitada a olhar seus sofrimentos e ajudar a lidar com suas realidades.
Diante disso, pensar sobre nossos alunos reais e nas solicitações das famílias, pela perspectiva da psicanálise, nos possibilita olhar de um novo lugar discursivo para promover mudanças que transformem o fazer pedagógico.
Com ROBERTA EDO
QUARTAS-FEIRAS: 18/09, 02/10, 09/10 e 16/10
Das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$100,00 + 2 parcelas de R$100,00

inscricao_button

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
O pagamento poderá ser realizado através de boleto bancário ou via cartão de crédito pelo PagSeguro (para ambas as formas de pagamento, é necessário realizar o cadastro clicando no botão de inscrição)

Ementa: O curso tem como objetivo discutir e aprofundar conceitos fundamentais da Psicanálise para compreender, analisar e refletir sobre acontecimentos escolares que escapam do nosso controle e entendimento. Por meio de estudos de caso -trazidos pelos educadores-, análise de trechos de filmes e leitura de textos, o curso tem a intenção de instrumentalizar educadores e coordenadores para lidarem com demandas e conflitos (não entendidos) que ocorrem no espaço escolar.

Conceitos trabalhados: constituição de sujeito, narcisismo, singularidade, subjetividade, família, relação afeto/cognição, inibição e dificuldade de aprendizagem.


ROBERTA EDO – psicóloga pela PUC-SP, psicanalista, mestra em Psicologia Social pela PUC-SP, pós-graduada, em nível Lato Sensu, em Gestão Escolar. Orientadora da 1ª série do E.M. do Colégio Santa Maria desde 2001, professora de Família e processos de ensino-aprendizagem do curso de Psicopedagogia do Centro Universitário UNIÍTALO (São Paulo/SP).

Anúncios