C4. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Com CRISTIANE BONETO

5ªs feiras: 31/08, 14/09, 28/09, 05/10, 19/10, 26/10, 09/11 e 23/11 | Das 19h30 às 22h | Investimento: 4 parcelas de R$ 220,00

 

Ementa

Este curso buscará apresentar, a partir da análise dos objetos de conhecimento e habilidades apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estratégias didáticas que favoreçam uma aprendizagem significativa nas aulas de matemática do ensino fundamental I. A aprendizagem matemática requer a diversificação de registros de representação, a diferenciação entre representante e representado e a coordenação desses diferentes registros, desta forma, as ações planejadas se tornam centrais no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Objetivos

Propiciar aos educadores, vivências e reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da matemática, tendo como centro o aluno e sua forma de aprender. Apresentar diferentes recursos didáticos, incluindo-se jogos e materiais manipulativos que permitam ao educando uma aprendizagem mais efetiva.  Cada módulo terá como foco uma unidade temática (números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística).

Programa

Módulo 1 – Neste primeiro módulo serão abordados recursos didáticos que permitam aprendizagens ligadas à Compreensão do Sistema de Numeração decimal, das quatro operações e o desenvolvimento do pensamento aritmético (eixo números).

Módulo 2 –  No segundo módulo, serão abordados recursos didáticos ligados à geometria, percepção estética das formas, investigação das propriedades geométricas de figuras planas e espaciais e o desenvolvimento geométrico e o pensar divergente.

Módulo 3 – No terceiro módulo, os educadores participarão de atividades que favorecem o desenvolvimento do pensamento algébrico, refletindo acerca das ideias matemáticas ligadas a equivalência, variação, interdependência e proporcionalidade.

Módulo 4 – O penúltimo módulo cuidará de proposições relacionadas a unidade temática grandezas e medidas. A partir de ações e reflexões acerca das relações entre grandezas e comparações, permitir associações, ampliações e consolidações de noções apreendidas nos módulos anteriores e unidades temáticas.

Módulo 5 – O último módulo apresentará recursos didáticos para a unidade temática probabilidade e estatística, propiciando o desenvolvimento de inúmeras habilidades como: coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados de maneira bem fundamentada para que se possa tomar decisões adequadas.

 

inscricao_button

Anúncios