C4 – PRÁTICASCOM METODOLOGIAS ÁGEIS

C4 – CURSO
DIDÁTICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: práticas com metodologias ágeis
Com Cláudia Coelho e Leandro Wendel
3ªs feiras: 10/03, 24/03, 07/04, 05/05, 19/05, 02/06, 16/06 e 30/06 – das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 4 parcelas de R$ 124,00

inscricao_buttonJá possui cadastro? Clique aqui


Objetivo:

Propiciar a prática reflexiva de construções coletivas, tais como: design thinking, 5W2H, Canvas e PCDA. Engloba o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos tempos das sistematizações em construções de protagonismos dos estudantes, ao mesmo tempo que oferece caminhos de avaliação formativa e retomada para validações curriculares.

Conteúdo:

  • Apresentação do software
  • Levantamento de problemática de construção coletiva.
  • Programação da prática na técnica
  • Apresentação do Design Thinking.
  • Práticas publicadas no software Trello.
  • Atividades de pesquisa no portal AVA.
  • Confecção de plano de ação em um dos softwares estudados.

Claudia Coelho Professora Dra. Cláudia Coelho Hardagh – professora e pesquisadora visitante da Universidade Federal de São Paulo, Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Pós-doutora pela Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Sociais (CES) supervisão Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos. Doutora pela PUC-SP, em Formação de professores para Tecnologia Digital para Educação no programa Educação Currículo – Orientadora Prof. Maria Elizabeth B. Almeida. Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Atua em temas como: Formação de Professores e Cultura Digital e Diversidade. Pesquisa sobre Tecnologia Sociais, Cultura Digital e Diversidade Cultural. Coordena o grupo de pesquisa internacional Convergência: Escola expandida, linguagens híbridas e diversidade. Projetos de extensão em escola pública do Estado de São Paulo. Avaliadora do Sistema Basis  MEC/ Inep e do Conselho Estadual de Educação.

Leandro Professor Ms. Leandro Wendel Martins – estudante de Doutorado em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Especialista em Gestão Escolar pela USP ESALQ (2019), Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal de São Carlos (2019) e Pedagogo pela Universidade do Grande ABC (2000). Pesquisador em Gestão Escolar, Currículo, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (EaD), inserido em grupos de pesquisa na PUC / SP e na UPM. Cursou Magistério e atuou na Unesco como pesquisador do Programa Alfabetização Solidária. Implantou cursos de formação profissional de jovens aprendizes, formação profissional de adultos e atua como formador de professores em inúmeros municípios das Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Colaborou com a Unione Italiana Del Lavoro (UIL) no processo de fundação de cooperativa de produção nas comunidades do Sapê e Vila Dalva na Cidade de São Paulo, elaborando pesquisa de campo para identificação das aptidões regionais (Focus Group).