C3 – TERRITÓRIOS CRIATIVOS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: EM BUSCA DE UM AMBIENTE ARITMETIZADOR. Com Fernanda Alves

3ªs feiras: 13/03, 27/03, 10/04, 24/04, 08/05 e 22/05 | Das 19h30 às 22h
Investimento: 3 parcelas de R$ 195,00

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Público alvo: Orientadores e Coordenadores Pedagógicos, estudantes de Pedagogia e professores de Educação Infantil e Fundamental I

Ementa

Que conhecimentos são necessários a uma criança para que possamos dizer que ela “sabe número”? Será que “fazer contas” revela uma efetiva aprendizagem sobre números e operações? Quais são os conceitos, habilidades e procedimentos que estão envolvidos nessa aprendizagem? Essas perguntas, entre outras, norteiam a proposta de estudos deste curso, que envolve conceitos fundamentais do processo de desenvolvimento do senso numérico e de numeramento, bem como da construção de territórios criativos de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de um ambiente aritmetizador. Esses territórios visam uma aprendizagem ativa e significativa, e são compostos por materiais manipuláveis (estruturados e não-estruturados, de amplo alcance) e estratégias de procedimentos, que serão estudados e desenvolvidos coletivamente nos encontros.

Conteúdo

  • MÓDULO I
    Senso numérico e o processo de numeramento (Número e suas manifestações, nível de abstração, bases lógicas do pensamento numérico, processos mentais, conflito cognitivo, fatos numéricos, operacionalização dos procedimentos aritméticos, códigos analógicos e simbólicos, avaliação, enumeração e conservação).
  • MÓDULO II
    Conhecendo e se apropriando do SND (Sistema de Numeração Decimal) e suas propriedades.
    Conhecendo e desenvolvendo materiais manipuláveis não-estruturados e estruturados de amplo alcance no processo de numeramento.
    Oficina de materiais manipuláveis estruturados e não-estruturados.
  • MÓDULO III
    Oficina de planejamento e elaboração de estratégias para o desenvolvimento do senso numérico e do processo de numeramento.
    Conhecendo territórios criativos de aprendizagem em Matemática (Laboratórios de Matemática).
    Planejamento de territórios criativos de aprendizagem em busca de um ambiente aritmetizador.
  • MÓDULO IV
    Organização de territórios criativos de aprendizagem.
    Mostra interativa de materiais manipuláveis e estratégias de procedimentos

 

Fernanda Alves é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Matemática, pela Faculdade Internacional de Curitiba e mestrado em Ciências da Linguagem com ênfase em Educação Matemática pela UNISUL/SC. Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica da UFSC/PPGECT, é professora de Matemática desde o ano de 1993, atuando desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Atualmente é professora de Alfabetização Matemática do curso de Psicopedagogia do Centro Universitário UNIÍTALO (São Paulo/SP), assessora pedagógica de matemática do projeto Escola Boa Vida (Angola/Luanda), orientadora de projetos na Escola dos Sonhos (Florianópolis/SC) e atua na formação de professores de instituições privadas e públicas em Santa Catarina. Como professora, desenvolve projetos com ênfase no desenvolvimento e no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático crítico de adolescentes, jovens e adultos, levando-os a uma visão contemporânea da Matemática, valorizando sempre a pesquisa de novos conhecimentos e tecnologias e a aplicabilidade destes. Na assessoria com professores, realiza um trabalho de formação continuada, incentivando a busca de soluções significativas para a prática pedagógica geral e específica da Matemática.

 fernanda

 

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