C3 – RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS

C3 – CURSO
DIDÁTICA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: práticas com recursos didáticos digitais
Com Cláudia Coelho e Leandro Wendel
3ªs feiras: 03/03, 17/03, 31/03, 14/04, 28/04, 12/05, 26/05, 09/06, 23/06 – das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 4 parcelas de R$ 142,00

inscricao_buttonJá possui cadastro? Clique aqui


Objetivo:

Engloba o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos tempos das sistematizações em construções de protagonismos dos estudantes, ao mesmo tempo que oferece caminhos de avaliação formativa e retomada para validações curriculares

Conteúdo:

  • Prática com o software Mentimeter
  • Discussão sobre aplicações pedagógicas
  • Prática com o software Scratch
  • Programação de cenários, movimentos e sons
  • Programação de um jogo autoral
  • Prática com o software Kahoot
  • Programação de cenários e trilhas
  • Técnicas de produção de vídeos com mobiles
  • Aplicativos e recursos dos mobiles.
  • Tipologia de entrevistas, documentários e stop motion
  • Programação e utilização do robô – OZOBOT
  • Discussão das aplicações pedagógicas com robôs
  • Criação de Videocast
  • Exploração do Google Sites
  • Tipologia do Videocast
  • Gravação de videoaula e disposição em streaming
  • Utilização dos aplicativos GO Record e ScreenCast-O-matic
  • Práticas de gravação de videoaula com roteiro autoral
  • Práticas no canal do youtube.
  • Atividades de pesquisa no portal AVA

Claudia Coelho Professora Dra. Cláudia Coelho Hardagh – professora e pesquisadora visitante da Universidade Federal de São Paulo, Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Pós-doutora pela Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Sociais (CES) supervisão Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos. Doutora pela PUC-SP, em Formação de professores para Tecnologia Digital para Educação no programa Educação Currículo – Orientadora Prof. Maria Elizabeth B. Almeida. Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Atua em temas como: Formação de Professores e Cultura Digital e Diversidade. Pesquisa sobre Tecnologia Sociais, Cultura Digital e Diversidade Cultural. Coordena o grupo de pesquisa internacional Convergência: Escola expandida, linguagens híbridas e diversidade. Projetos de extensão em escola pública do Estado de São Paulo. Avaliadora do Sistema Basis  MEC/ Inep e do Conselho Estadual de Educação.

Leandro Professor Ms. Leandro Wendel Martins – estudante de Doutorado em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC / SP). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Especialista em Gestão Escolar pela USP ESALQ (2019), Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal de São Carlos (2019) e Pedagogo pela Universidade do Grande ABC (2000). Pesquisador em Gestão Escolar, Currículo, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (EaD), inserido em grupos de pesquisa na PUC / SP e na UPM. Cursou Magistério e atuou na Unesco como pesquisador do Programa Alfabetização Solidária. Implantou cursos de formação profissional de jovens aprendizes, formação profissional de adultos e atua como formador de professores em inúmeros municípios das Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Colaborou com a Unione Italiana Del Lavoro (UIL) no processo de fundação de cooperativa de produção nas comunidades do Sapê e Vila Dalva na Cidade de São Paulo, elaborando pesquisa de campo para identificação das aptidões regionais (Focus Group).