C2 – Instrumentos de Avaliação e a BNCC

C2 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E A BNCC  POR QUE, O QUE,PARA QUE E COMO AVALIAR NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA
Com Denise Tonello
5ª feiras: 25/04, 02/05, 09/05, 16/05 e 30/05
Horário: das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 2 parcelas de R$ 199,00 no boleto bancário ou
Matrícula R$ 100,00 + 3 parcelas de R$ 133,00 no cartão de crédito (realizado somente na  secretária do Prisma, no primeiro dia do curso).

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EMENTA: Tanto na Educação Infantil, quanto nas séries iniciais, as crianças produzem inúmeros materiais que podem ser considerados como “documentação pedagógica” e que, portanto, deveriam estar a serviço de uma avaliação processual e formativa. Mas, muitas vezes, os processos avaliativos ocorrem de maneira independente. Contrapondo teoria e prática, proponho aprofundar e analisar concepções de avaliação na Educação Infantil e séries iniciais, com o intuito de reconhecer ações formativas e de orientar fazeres didáticos que estejam implicados cotidianamente num processo de avaliação significativo e contínuo, tanto para docentes, como também para discentes e seus familiares. A análise e organização de instrumentos de avaliação como observaçãoregistrorelatórios e portfólios trará, aos educadores, subsídios para que toda a documentação produzida possibilite a reflexão e a tomada de decisão em prol do avanço de todos os envolvidos no processo educativo. 

Objetivos: Conceituar e enumerar características da avaliação formativa; Refletir sobre o papel da observação, do registro e da reflexão nas práticas avaliativas; Refletir sobre relatórios e portfólios como instrumentos de avaliação: uso e funções; Refletir sobre as matrizes teóricas que fundamentam a utilização de portfólios de aprendizagem: significado da palavra, aspectos conceituais, concepção de educação e aprendizagem, focos e organização dos tempos de avaliar; Refletir sobre possibilidades de construção de portfólios;

Metodologia: Discussão e reflexão teórica a partir de leitura prévia; Ação expositiva da formadora; Fornecimento de bibliografia; Fornecimento de Informação sobre pesquisas de projetos/programas com aderência à proposta de trabalho;

PROGRAMAÇÃO:
* Encontro 1: Avaliação Formativa;
* Encontro 2: Focos de aprendizagem/ Organização dos instrumentos: procedimentos e tempos de avaliar;
* Encontro 3: Observação, registro e reflexão;
* Encontro 4: Instrumentos de avaliação e propósitos avaliativos;
* Encontro 5: Portfólios e princípios norteadores;

DENISE TONELLO – Mestra em Educação, Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pedagoga da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental I no Colégio Miguel de Cervantes, Idealizadora e Coordenadora do Centro de Formação Saber Mais e Mais, Assessora em escolas particulares de São Paulo, Formadora de professores e Colaboradora no Instituto Avisalá, PRISMA (Centro de Estudos do Colégio Santa Maria) e Mathema, Coordenadora e Professora do curso de Formação a Distância, pela UNDIME, grupo Santillana e Editora Moderna Formação, Colaboradora da Editora Moderna na produção de materiais didáticos.

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