C11 – A ABORDAGEM PIKLER

C11 – Curso
CUIDADOS, BRINCADEIRA E MOVIMENTO LIVRE – A Abordagem Pikler.
Com: Leila Oliveira Costa
Datas: 13/07, 14/07 e 15/07 – das 9h às 17h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 4 parcelas de R$ 153,00 no cartão de crédito (na secretaria do Prisma)

inscricao_button
Já possui cadastro? Clique aqui


Objetivo:

A proposta de curso é oferecer as educadoras um embasamento teórico e prático sobre os princípios da Abordagem Pikleriana para os bebês de 0 a 3 anos.

Conteúdo:

  • Cuidados
     A trajetória de Emmi Pikler.
     Histórico do Instituto Pikler.
     Eixos e Fundamentos da Abordagem Pikler.
     Os cuidados na instituição: Alimentação, banho e sono.
     A postura do educador.

 

  • Motricidade Livre
     Movimento Livre – O que é?
     Etapas de desenvolvimento motor segundo a Abordagem Pikler
     Escala de desenvolvimento motor.
     Impactos do movimento livre no desenvolvimento global de bebês.
     O desenvolvimento lento.
     A organização do espaço para o movimento livre.

 

  • Brincadeira
     A pesquisa sobre o brincar de Éva Kallo.
     As categorias do brincar.
     As primeiras noções de matemática e física a partir do brincar.
     Escolhendo brinquedos e organizando o espaço.

Leila Leila Oliveira Costa – Formação em Pedagogia (UNICAMP) e Mestrado em Educação (UNICAMP). É especialista em educação de 0 a 3 anos e Terapeuta Sistêmica Familiar. É Membra Fundadora da Associação Pikler Brasil. Trabalhou 18 anos na educação infantil como professora. Também atuou na educação superior em cursos de Pedagogia e em cursos de pós- graduação, voltadas a Gestão escolar e escreveu a obra: Educação, Cuidado e Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 anos para a Editora SENAC. Iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pikler em Budapeste – Hungria, no Instituto Pikler em 2013. Desde então fez aprofundamentos pela Rede Pikler Nuestra América e Rede Pikler Lóczy France. É integrante do grupo de Estudos sobre a Abordagem Pikler, coordenado pela professora Dr Sylvia Nabinguer e desde 2018 coordena e participa do primeiro grupo de Pedagogos Piklerianos em formação no Instituto Emmi Pikler. Hungria.  Seu trabalho principal é a reorganização de espaços e formação de educadores de Ongs e escolas particulares de SP.  Atua como formadora de docentes e é assessora há 10 anos.