C1- ALFABETIZAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO, AQUISIÇÃO E TRANSTORNOS DA LINGUAGEM. Com Stella Maris Pandjarjian Mekhitarian

4ªs feiras: 07/03, 21/03, 04/04, 18/04, 02/05 e 16/05 | Das 19h30 às 22h
Investimento: 3 parcelas de R$ 220,00

inscricao_button

Público alvo: professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental 1, orientadores e coordenadores pedagógicos

Ementa: o curso se propõe a relacionar teoria e prática, partindo de pressupostos teóricos que relacionam desenvolvimento simbólico e aquisição de linguagem. Em seguida, refletir sobre os subsistemas da linguagem e as habilidades do processamento fonológico fundamentais para aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita. Discutiremos ainda o papel da audição ao longo do processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Conteúdo:

  • Cognição e linguagem – o caminho das ações sensório- motoras até os jogos simbólicos e o surgimento da linguagem oral.
  • Subsistemas da linguagem – aquisição do vocabulário receptivo e expressivo, aquisição fonológica, competências morfossintáticas e uso funcional da linguagem.
  • Processamento fonológico – o papel fundamental na aquisição da linguagem escrita.
  • Audição: a importância da saúde auditiva para o desenvolvimento da função auditiva central e consequentemente para a aquisição da linguagem escrita.
  • Alunos com dificuldades /transtornos de leitura e escrita – compreensão da diferença entre a dificuldade de leitura e escrita e o transtorno do desenvolvimento da linguagem, transtorno do desenvolvimento da leitura e da escrita.

 Stella Maris Pandjarjian Mekhitarian– Fonoaudióloga clínica formada pela PUC-SP em 1991, especialista em linguagem pelo CFFª com aprimoramento em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia.

WhatsApp Image 2017-12-18 at 20.50.04

Anúncios