C1. PARA ALÉM DOS FONEMAS: A UTILIZAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS CARACTERES NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO

Com ÉLIE BAJARD

4ªs feiras: 23/08, 13/09 e 27/09 | Das 19h30 às 22h | Investimento: 2 parcelas de R$ 170,00

 

Ementa

O signo sonoro da fala é constituído por unidades acústicas, os fonemas, o signo gráfico é formado de unidades visuais – os caracteres – organizados em um código tipográfico, incluindo a ortografia. Será que na escola somos capazes de explorar estas duas faces da leitura? Apresentaremos durante o curso conceitos e ferramentas didáticos, tais como identificação, impregnação, reconhecimento, conceituação, que permitem construir uma didática alternativa às dificuldades encontradas pela escola na área da alfabetização e da ortografia.

Objetivos

Neste curso buscamos, a partir de inúmeras explorações e reflexões, oferecer aos educadores conceitos e ferramentas didáticas que favoreçam a aprendizagem da leitura, tanto na área da alfabetização, quanto da ortografia.

O curso visará, inclusive, fazer emergir a imagem gráfica da palavra constituinte de um signo visual escondido pela relação letra/som evidenciada pela tradição fonocêntrica.

Programa

  • Os usos da escrita e suas variações. As dificuldades escolares durante o processo de alfabetização.
  • A importância da imagem gráfica – a vinculação do caractere ao significado.
  • Apropriando-se do código tipográfico antes mesmo das correspondências fonográficas.
  • Construção coletiva de ferramentas didáticas para alfabetização e ortografia.

 

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