C9- Avaliação

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: PORQUE, O QUE, PARA QUE E COMO AVALIAR NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA
Com Denise Tonello
5ªs feiras: 13/09, 18/10, 25/10 e 08/11 (+ 2 datas a definir com o grupo)
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: 4 parcelas de R$ 155,00

inscricao_button

Público-alvo: Educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (séries iniciais)

Ementa: Tanto na Educação Infantil, quanto nas séries iniciais, as crianças produzem inúmeros materiais que podem ser considerados como “documentação pedagógica” e que, portanto, deveriam estar a serviço de uma avaliação processual e formativa. Mas, muitas vezes, os processos avaliativos ocorrem de maneira independente.
Contrapondo teoria e prática, proponho aprofundar e analisar concepções de avaliação na Educação Infantil, com o intuito de reconhecer ações formativas e de orientar fazeres didáticos que estejam implicados cotidianamente num processo de avaliação significativo e contínuo, tanto para docentes, como também para discentes e seus familiares.
A análise e organização de instrumentos de avaliação como observação, registro, relatórios e portfólios trará, aos educadores, subsídios para que toda a documentação produzida na escola possibilite a reflexão e a tomada de decisão em prol do avanço de todos os envolvidos no processo educativo.

Objetivos: 
– Conceituar e enumerar características da avaliação formativa.
– Refletir sobre o papel da observação, do registro e da reflexão nas práticas avaliativas.
– Refletir sobre relatórios e portfólios como instrumentos de avaliação: uso e funções.
– Refletir sobre as matrizes teóricas que fundamentam a utilização de portfólios de aprendizagem: significado da palavra, aspectos conceituais, concepção de educação e aprendizagem, focos e organização dos tempos de avaliar.

Conteúdos:
– Avaliação Formativa;
– Observação, registro e reflexão;
– Portfólios: matrizes teóricas E Focos de aprendizagem;
– Organização dos instrumentos: procedimentos e tempos de avaliar;

Denise Tonello – pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, Orientadora Pedagógica e Educacional de Educação Infantil e dos 1ºs anos do Ensino Fundamental, do Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, Assessora em escolas particulares, Colaboradora da Editora Moderna na produção de materiais didáticos e Colaboradora do Instituto Avisalá na Formação de Educadores, Coordenadora e Professora de Grupos de Estudo e Palestras para Formação Continuada, Colaboradora da Revista Nova Escola, da Editora Abril, em entrevistas, consultorias e elaboração de planos de aula..

fotodenise (2)

 

Anúncios