C4- Álgebra

ENTRE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES: PERSPECTIVAS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Com Fernanda Alves
3ªs feiras: 11/09, 25/09, 09/10, 30/10, 13/11 e 27/11 (+ 2 datas a definir com o grupo)
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: 4 parcelas de R$ 195,00

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PÚBLICO ALVO:
Pedagogos, Professores de matemática, Psicopedagogos, Gestores educacionais e demais interessados na área de Alfabetização Matemática.

OBJETIVOS:
Ampliar o conhecimento dos participantes a respeito de conceitos fundamentais da álgebra, como padrões, regularidades, relações de interdependência, leis e generalizações, bem como sobre linguagem e pensamento algébricos. Apresentar estratégias e recursos para o ensino da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

EMENTA:
Ao utilizar modelos matemáticos, a partir de padrões e generalizações, para a compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas, bem como de situações e estruturas matemáticas, as crianças estão trabalhando a álgebra. Ao identificar regularidades, estabelecer relações de interdependência, constituir leis que expressem essas relações, entre outros, elas estão desenvolvendo a linguagem e o pensamento algébricos. A álgebra, essa área da matemática pouco conhecida, mas com enorme importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança, será objeto de estudo nesse curso, que tratará de questões teórico-práticas, bem como de estratégias e recursos para o desenvolvimento do trabalho com a álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Fernanda Alves – é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Matemática, pela Faculdade Internacional de Curitiba e mestrado em Ciências da Linguagem com ênfase em Educação Matemática pela UNISUL/SC. É professora de Matemática desde o ano de 1993, atuando desde a Educação Básica ao Ensino Superior e pesquisadora em Educação Matemática desde 1998. Atualmente é professora de Alfabetização Matemática do curso de Psicopedagogia do Centro Universitário UNIÍTALO (São Paulo/SP), assessora pedagógica de matemática do projeto Escola Boa Vida (Angola/Luanda), pesquisadora e formadora do Instituto Mathema e atua na formação de professores de instituições privadas e públicas. Como professora, desenvolve projetos com ênfase no desenvolvimento e no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático crítico de adolescentes, jovens e adultos, levando-os a uma visão contemporânea da Matemática, valorizando sempre a pesquisa de novos conhecimentos e tecnologias e a aplicabilidade destes. Na assessoria com professores, realiza um trabalho de formação continuada, incentivando a busca de soluções significativas para a prática pedagógica geral e específica da Matemática.

fernanda alves

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