Alfabetização Inicial

C8 – CURSO:
ALFABETIZAÇÃO INICIAL E LETRAMENTO DIGITAL: TECNOLOGIAS ALIADAS À EDUCAÇÃO – Online: Plataforma Zoom
Com Angela Infante
4ªs feiras: 14/04, 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05, 02/06, 09/06, 16/06 e 23/06
Das 19h às 21h
Investimento: 3 parcelas de R$ 190,00
*com certificação*

inscricao_button
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Ementa: Este será um ano de grandes desafios com retorno às aulas por conta da pandemia. Hoje o aprendizado acontece na cozinha, na sala de jantar, no quarto. Família, escola e a comunidade escolar buscaram novas alternativas para que não houvesse uma interrupção maior no processo de escolarização das crianças. As escolas adotaram algumas estratégias tecnológicos que possibilitaram ao professor interagir com seus alunos propiciando momentos de construção de novos conhecimentos; é a tecnologia dialogando com a realidade escolar. Neste sentido, estes encontros formativos objetivam promover uma reflexão sobre os novos olhares dos professores sobre a alfabetização inicial e uma discussão sobre as ações e intervenções para aquisição do sistema de escrita, conciliando as tecnologias e os conteúdos que precisam ser desenvolvidos em sala de aula. É tempo de refletir, (re)planejar para que o processo de ensino e de aprendizagem aconteçam de forma dinâmica, significativa, personalizada, sem limites geográficos, respeitando a individualidade de cada aluno, no campo da alfabetização inicial.

Público-alvo: professor alfabetizador, coordenador pedagógico, supervisores de ensino, pedagogo, psicopedagogos, orientadores educacionais e demais profissionais professor de diferentes segmentos que se interessem pela temática.

Temáticas dos encontros:

  1. Importância da interação/comprometimento da família/escola na aprendizagem escolar.
  2. Desenvolvimento humano e suas interfaces com o processo de alfabetização.
  3. Como conhecer as crianças? Os instrumentos que podemos utilizar e as diferentes formas de registro. (2 encontros)
  4. Ensino híbrido e metodologias ativas na alfabetização inicial.
  5. Multimodalidades textuais e as tecnologias: o uso social da escrita em diferentes gêneros e portadores de textos. (2 encontros)
  6. Intervenções pedagógicas (3 encontros)

Profa. Dra. Angela Infante – Doutora (2017/2020) e Mestra em Educação (2013/2015) pela Universidade Nove de Julho (Uninove), Psicopedagoga e especialista em Psicologia da Educação – PUCSP. Graduada em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia, atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Formação de Professores (GRUPEIFORP) sob a coordenação da Profª Dra. Lígia de Carvalho Abões Vercelli (UNINOVE).  Atua como formadora de professores alfabetizadores, de Língua Portuguesa e coordenadores, desde 1998, nas redes públicas estadual, municipal e particular. Diretora e Assessora pedagógica da EAMI – Equipe de Atendimento Multidisciplinar Integrado. Estuda e pesquisa formação inicial e continuada de professores da Educação Infantil e anos iniciais, Alfabetização e Letramento e Estudos sobre a Infância.