C1 – APRENDIZAGENS E RECURSOS EXPRESSIVOS

C1 – CURSO
NOVAS APRENDIZAGENS ATRAVÉS DOS RECURSOS EXPRESSIVOS – ARTÍSTICOS: Diálogos pertinentes entre Psicopedagogia e Arte
Com: Maria Beatriz Ribolla
4ªs feiras: 22/04, 29/04, 06/05 e 13/05 – das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula de R$ 100,00 + 2 parcelas de R$ 99,00

inscricao_buttonJá possui cadastro? Clique aqui


Objetivo:

O curso tem como objetivo discutir o uso de recursos expressivos (artes visuais, musica, corpo e histórias) como mobilizadores de novas aprendizagens, no âmbito escolar.

Conteúdo:

  1. Diferenciação entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem;
  2. Ampliação do olhar do educador para a dificuldade de aprendizagem, compreendendo sua natureza complexa e o sistema de relações que envolvem a construção da dificuldade;
  3. Experimentações:
    • das solicitações dinâmicas que se ativam ao usar os diferentes materiais, ou seja, a vivência com as características subjetivas das matérias;
    • do percurso criativo, sua consciência e ampliação de novas formas de aprender (aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores)
    • de construções simbólicas emergentes no fazer

Maria Beatriz MARIA BEATRIZ RIBOLLA – Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie), graduada em Ed. Artística (Faap) e Psicologia (Unimarco). Especialista: Psicopedagogia (Sedes Sapientiae), Arteterapia (Alquimy Art), História da Arte (FAAP), Gestalt Terapia (IGSP – Inst. Gestalt de São Paulo), Neuropsicologia (CDN- Centro de Diag. Neurológico – em andamento). Professora universitária e psicóloga Clínica.