W1 – ALFABETIZAÇÃO

W1 – WORKSHOP
Alfabetização: da teoria à prática
O ensino da língua escrita é uma meta escolar indiscutível. Mas ao lado dessa certeza, temos inúmeros desafios de ordem teórica e prática. Para compreender a formação do sujeito leitor e escritor, para discutir o ensino da escrita da educação infantil ao ensino fundamental, você está convidado para o “casamento” entre a teoria e a prática da alfabetização. Um casamento que pretende desvelar a amplitude e a complexidade dos
processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita.
Venha participar dos nossos encontros, aos sábados, das 9h às 12h, organizados com base em aulas, vídeos, estudos de caso, debates e leituras.

Com SILVIA M. GASPARIAN COLELLO
SÁBADOS: 19/10, 23/11 e 30/11
Das 9h às 12h
Investimento:
Encontro avulso: Matrícula R$ 100,00 + 1 parcela de R$ 150,00
inscricao_button
O pagamento poderá ser realizado através de boleto bancário ou via cartão de crédito pelo PagSeguro (para ambas as formas de pagamento, é necessário realizar o cadastro clicando no botão de inscrição)

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! 

Programa

DATA

TÍTULO

EMENTA

19/10

Aprender e ensinar a ler e escrever

O encontro busca relacionar processos cognitivos na construção da escrita com os princípios da prática pedagógica.
23/11Oficina de leitura: processos de aprendizagem e implicações pedagógicasCom base em vivências de leitura, o encontro visa evidenciar as diferentes estratégias de leitura, buscando as implicações para as práticas em sala de aula.
30/11

Alfabetizar letrando: o que e porque

Ao situar o conceito de letramento, o encontro visa enfocar o locus das práticas sociais no processo de ensino-aprendizagem.
   
   

Público alvo: professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, estudantes de Educação, coordenadores pedagógicos, gestores e psicopedagogos.


DRA. SILVIA M. GASPARIAN COLELLO (Faculdade de Educação da USP)
Pedagoga com Mestrado, Doutorado e Livre-docência na Faculdade de Educação da USP. Como docente desta mesma instituição, atua na área de Psicologia e Linguagem da pós-graduação, dedicando-se também à orientação de pesquisas de Mestrado e de Doutorado. É membro do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas – NAP, do Centro de Estudos Oriente Ocidente – Cemoroc, e também coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento – GEAL, onde desenvolve pesquisas sobre alfabetização, letramento, ensino da língua escrita e formação docente. Atua como palestrante e docente de minicursos em eventos acadêmicos ou iniciativas de formação de educadores, e também como assessora em escolas e Secretarias de Educação. Tendo publicado inúmeros artigos no Brasil e no exterior, é também autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus, 2012), “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2010), “A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas” (Summus, 2017), e organizadora do livro “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011). Para 2019, está previsto o lançamento de mais um obra intitulada “De olho na alfabetização”.

Anúncios