W1 – ALFABETIZAÇÃO

W1 – WORKSHOP
Alfabetização: da teoria à prática
O ensino da língua escrita é uma meta escolar indiscutível. Mas ao lado dessa certeza, temos inúmeros desafios de ordem teórica e prática. Para compreender a formação do sujeito leitor e escritor, para discutir o ensino da escrita da educação infantil ao ensino fundamental, você está convidado para o “casamento” entre a teoria e a prática da alfabetização. Um casamento que pretende desvelar a amplitude e a complexidade dos
processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita.
Com SILVIA M. GASPARIAN COLELLO
SÁBADOS: 28/09, 05/10, 19/10, 23/11 e 30/11
Das 9h às 12h
Investimento:
Encontro avulso: Matrícula R$ 100,00 + 1 parcela de R$ 150,00
Pacote integral: Matrícula R$ 100,00 + 3 parcelas de R$ 300,00

inscricao_button
O pagamento poderá ser realizado através de boleto bancário ou via cartão de crédito pelo PagSeguro (para ambas as formas de pagamento, é necessário realizar o cadastro clicando no botão de inscrição)

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! encontro avulso

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! pacote integral

Programa

  • Alfabetizar para que?
  • O que aprendemos com Paulo Freire?
  • Como relacionar ensino e aprendizagem?
  • Métodos ou construtivismo na alfabetização?
  • Quando se inicia a aprendizagem da língua escrita?
  • O que ensinamos quando ensinamos a ler e escrever?
  • Como se aprende a escrever?
  • Como se aprende a ler?
  • É possível alfabetizar letrando?
  • Como se ensina a ler e escrever?
  • Alfabetização ou alfabetização digital?
  • Ensinar a escrever: gramática ou produção textual?
  • Quando e como ensinar pontuação?
  • Como alfabetizar com projetos de ensino?
  • Se o professor ensina, porque o aluno não aprende?

DRA. SILVIA M. GASPARIAN COLELLO (Faculdade de Educação da USP)
Pedagoga com Mestrado, Doutorado e Livre-docência na Faculdade de Educação da USP. Como docente desta mesma instituição, atua na área de Psicologia e Linguagem da pós-graduação, dedicando-se também à orientação de pesquisas de Mestrado e de Doutorado. É membro do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas – NAP, do Centro de Estudos Oriente Ocidente – Cemoroc, e também coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento – GEAL, onde desenvolve pesquisas sobre alfabetização, letramento, ensino da língua escrita e formação docente. Atua como palestrante e docente de minicursos em eventos acadêmicos ou iniciativas de formação de educadores, e também como assessora em escolas e Secretarias de Educação. Tendo publicado inúmeros artigos no Brasil e no exterior, é também autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus, 2012), “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2010), “A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas” (Summus, 2017), e organizadora do livro “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011). Para 2019, está previsto o lançamento de mais um obra intitulada “De olho na alfabetização”.

Anúncios