GE1 – Alfabetização na Educação Infantil

GE1 – ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Com Dra. Silvia M. Gasparian Colello
3ªs feiras: 02/04, 09/04, 16/04, 23/04, 07/05, 14/05, 21/05 e 28/05
Horário: Das 19h30 às 22h
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 2 parcelas de R$ 430,00 no boleto bancário ou
Matrícula R$ 100,00 + 4 parcelas de R$ 215,00 no cartão de crédito (realizado somente na  secretária do Prisma, no primeiro dia do curso).

inscricao_button

Ementa:
Considerando os apelos da sociedade globalizada e tecnológica, a complexidade dos processos de ensino- aprendizagem e a diversidade de aportes teóricos sobre o tema este grupo de estudos configura-se como uma oportunidade de se aprofundar nesse campo de conhecimento, fundamentando professores para a prática pedagógica e, ainda, possibilitando debates sobre os mecanismos do não- aprender.

Objetivos:
A iniciativa tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a alfabetização e letramento na escola. Para tanto, pretende repensar as concepções de língua, aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem, discutir mecanismos condicionantes do desenvolvimento cognitivo e analisar as implicações pedagógicas para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao compreender as relações entre ensino e aprendizagem, pretende também colocar em evidência os desafios do ensino em face das dificuldades de aprendizagem.
Com base em referenciais construtivista e histórico-cultural, as diversas possibilidades de sutura entre concepções e implicações pedagógicas, tendências de ensino e diretrizes didático-metodológicas, impasses e desafios da pedagogia da língua materna serão objetos de estudo com base em aulas, leituras debates e troca de experiências.

Metodologia: Aulas dialogadas, leitura de textos, apresentação de vídeos e debates.

DRA. SILVIA M. GASPARIAN COLELLO (Faculdade de Educação da USP)
Pedagoga com Mestrado, Doutorado e Livre-docência na Faculdade de Educação da USP. Como docente desta mesma instituição, atua na área de Psicologia e Linguagem da pós-graduação, dedicando-se também à orientação de pesquisas de Mestrado e de Doutorado. É membro do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas – NAP, do Centro de Estudos Oriente Ocidente – Cemoroc, e também coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento – GEAL, onde desenvolve pesquisas sobre alfabetização, letramento, ensino da língua escrita e formação docente. Atua como palestrante e docente de minicursos em eventos acadêmicos ou iniciativas de formação de educadores, e também como assessora em escolas e Secretarias de Educação. Tendo publicado inúmeros artigos no Brasil e no exterior, é também autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus, 2012), “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2010), “A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas” (Summus, 2017), e organizadora do livro “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011). Para 2019, está previsto o lançamento de mais um obra intitulada “De olho na alfabetização”.

Anúncios