2º Seminário do Ensino Fundamental

Data: 24/11
Horário: 9h às 17h
Inscrição: R$ 150,00

BNCC_folder

Programação

♦ 8h30 – Welcome Coffee e Credenciamento

♦ 9h – Ponto e contraponto em relação a BNCC e a construção de práticas efetivas.

Prof. Dr. Ivan Siqueira (USP)
Doutor em Letras pela FFLCH/USP. Especialista em Música e História da Arte pela Berklee College of Music. Professor na ECA/USP. Professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies. Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Área de estudos: educação, computação, artes

Prof. Dr. Miguel Thompson (Instituto Singularidades)
Doutorado e Mestrado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Mackenzie. Atualmente é diretor executivo do Instituto Singularidades. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações (PNUD), Professor de Ensino Básico durante 25 anos e autor de livros didáticos.

Mediação: Profa. Dra. Suzana Rodrigues Torres (Prisma)

♦ 12h15 – Almoço

 13h15Oficinas Temáticas
As oficinas ocorrem simultaneamente, constituídas a partir dos principais temas provocados pela BNCC, tendo em vista embasamento para o desenvolvimento da reflexão e práticas pedagógicas. Pedimos que faça duas escolhas – 1ª e 2ª opção – que serão respeitadas dentro dos limites das possibilidades.

  • T1- AVALIAÇÃO – Com WOLNEY MELO

A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes aprendam e avancem na construção de seu conhecimento.
Ela fornece elementos que auxiliam o professor na identificação daquilo que os alunos não sabem e, principalmente, por que eles não sabem, permitindo o redirecionamento das práticas educativas visando sanar as dificuldades apresentadas e que foram diagnosticadas pelos instrumentos utilizados.
Dessa forma, deve ser entendida não como uma atividade pontual de avaliação, mas como um processo avaliativo uma vez que não se esgota na aplicação de uma prova ou trabalho a ser desenvolvido pelos alunos. Além disso, só cumprirá a sua função se os resultados obtidos forem objeto de análise por parte do professor, permitindo que novas ações pedagógicas sejam planejadas e desenvolvidas.
A palestra aborda os objetivos e as características das avaliações externas e internas, bem como devem dialogar com as habilidades e competências que desejamos que sejam desenvolvidas pelos alunos.

Prof. Me. Wolney Melo – Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006) e doutorado pela mesma universidade com a pesquisa sobre o Erro de Medida nas Avaliações em Larga Escala e suas influências no desenvolvimento de políticas públicas de educação (2017). Durante mais de trinta anos atuou como professor e coordenador de Física em grandes escolas de São Paulo e, nos últimos anos, atuou como Coordenador Pedagógico Geral no Colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

  • T2- CURRÍCULO – Com WAGNER CIPRIANO 

Prof. Dr. Wagner Cipriano – FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em  Filosofia – UNIFAI – SP; Bacharelado em Teologia – PUC -SP; Mestrado em Filosofia – PUC – SP; Licenciatura em Pedagogia – UNITAU; Doutorado em Educação – UNICAMP. ATIVIDADES PROFISSIONAIS: Supervisor de Ensino – Prefeitura de Mauá; Professor da Rede Privada; Professor Universitário;

  • T3- DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS – Com TATIANA PITA

Profa. Me. Tatiana Pita – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Psicopedagogia, UNIP. Mestre em educação pelo programa História, Política e Sociedade, PUC-SP. Doutoranda no programa de Tecnologia da Inteligência e Design Digital, pela PUC-SP. Professora da graduação do curso de Pedagogia e da pós graduação das áreas de Educação. Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade Método de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Trabalho como contadora de histórias (eventos e formação). Assessora pedagógica nas Editoras Ática, Scipione, Saraiva, Grupo Somos Educação. Assessora pedagógica Edições SM. Experiência em produção de material didático e EAD. Treinamento de equipes comerciais.

  • T4- BNCC E A PRÁTICA NA SALA DE AULA – Com DIEGO MOREIRA

A BNCC e a formação de professores: Um processo que precisa ser conversado, um olhar na prática docente. O que muda e o que permanece com a BNCC. Quais as tendências do pensamento pedagógico para a formação dos professores na nova perspectiva. Como pensar e repensar as organizações escolares e a prática sala de aula a partir da Base.

Prof. Me. Diego Moreira é doutorando em Educação pela PUC SP, é formado no magistério do CEFAM, com graduações em História e Pedagogia, Especialista em Ciências Sociais pela FESPSP e Mestre em Educação pela PUCSP. Atua a mais de 18 anos na carreira docente, passando por todos os segmentos desde o ensino fundamental até a Pós graduação.  Trabalha com formação de professores, coordenadores e diretores. Leciona na Pós graduação nas áreas de Educação e Gestão de Pessoas. É pesquisador da área de Formação de Professores e Gestores. Faz palestras e consultorias em colégios particulares e prefeituras de todo o Brasil. Coordenou cursos de Graduação e Pós Graduação. Foi coordenador do Senac SP. É gestor em colégio particular de SP. Foi analista do Instituto Unibanco e articulista na revista InvestVida.  Dirigiu o INSTITUTO SEFAP de 2008 à 2017. É membro fundador da Academia do Pensamento Cristão – APC. É professor e apaixonado pela Educação.

  •  T5- COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS – Com LEANDRO MARTINS

A oficina tem o objetivo de abordar o conceito de habilidades e competências (HC) com recorte para os propósitos sociais e emocionais, em perspectiva epistemológica para a prática didática em cursos regulares de Educação Básica. O desenvolvimento do encontro deverá contemplar a abordagem teórica com intuito de embasar os ensaios práticos, postos como pilotos de aproximação do objeto, tanto para as propostas trilhadas na oficina como subsídios para trilhas entre os profissionais da equipe participante, com dinâmicas que levem ao exercício da reflexão/ação/reflexão.

Prof. Me. Leandro Martins é Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Pedagogo pela Universidade do Grande ABC (2000), estudante de Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de especialização em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal de São Carlos e de MBA em Gestão Escola na Universidade de São Paulo. Autor de livros didáticos e diretor editorial e pedagógico, com trajetória em programas de formação de professores.

♦ 17h – Encerramento

inscricao_button

 

Anúncios